Ainda longe de ter o prazo de adesão concluído, o curso on-line de formação continuada em práticas da alfabetização, oferecido pelo programa Tempo de Aprender, já registrou até ontem, dia 8, mais de dois milhões de acesso, segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo para a adesão dos municípios ao programa segue até 30 de junho.
Até o momento, segundo a Secretaria de Alfabetização (Sealf), o curso conta com 205.115 inscritos, sendo que, até o momento, o programa foi aderido por 3.488 municípios, nove estados e o Distrito Federal. Para Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC, o grande número de interessados indica que os educadores têm interesse em conteúdos extremamente práticos como esse curso.
“Ao elaborarmos esse curso, sabíamos que as escolhas de conteúdos práticos atrairiam uma quantidade expressiva de professores e interessados no assunto. E foi o que aconteceu”, acrescenta o secretário.
O curso, disponível na plataforma Avamec, tem como foco professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes, mas pode ser acessado gratuitamente por qualquer cidadão. Os inscritos têm acesso a estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas destinadas ao último ano da pré-escola e ao 1º e ao 2º ano do ensino fundamental baseadas em evidências científicas e de caráter prático.
Na formação, também são sugeridas estratégias simples, fáceis e efetivas, tanto para o ano da educação infantil quanto para a alfabetização. De acordo com o MEC, há um passo a passo mostrando como essas estratégias podem ser adaptadas conforme a realidade de cada professor e aluno, pai ou filho, além de terem sido pensadas para serem divertidas e acessíveis para crianças.
O curso ficará disponível por tempo indeterminado e não tem limite de número de alunos, nem de turmas. Com carga horária de 30 horas, há oito módulos que tratam de temas como conhecimento alfabético, fluência, vocabulário e compreensão.
O Programa Tempo de Aprender foi lançado em fevereiro deste ano, baseado na Política Nacional de Alfabetização (PNA), com o propósito de enfrentar as principais causas das deficiências referentes à alfabetização no país, levando em consideração políticas públicas nacionais e estrangeiras. Para os municípios receberem os benefícios do programa, gestores públicos devem realizar a adesão dentro do período estipulado pelo edital do programa.