Citado por familiares do jovem Josean Rodrigues Ramos, de 22 anos, morador do sítio Mata do Haiti, localizado na zona rural de Diamante, que sofreu uma fratura em uma vértebra dorsal, durante uma queda de um cavalo, na cidade de Ibaira, o Coronel da Polícia Militar da Paraíba e Coordenador do Serviço de Cirurgia Bucomaxílo Facial, Luciano Pires de Figueiredo entrou em contato com a reportagem do portal Vale do Piancó Notícias, e informou que a cirurgia do jovem será realizada pelo SUS, não precisando a realização de campanha para arrecadação de dinheiro pagar o procedimento cirúrgico.
Ao portal, o cirurgião dentista e coronel explicou que se encontrava no Hospital Regional de Patos, por ocasião de um acompanhamento a um paciente do seu laço de amizades, quando se deparou com o caso do jovem diamantense, que dera entrada naquela unidade de saúde, depois de ser vítima de uma queda de cavalo.
Comovido com a situação, Dr. Luciano iniciou uma luta para que o jovem fosse tratado pela saúde pública. Segundo, o profissional da área de saúde, como a cirurgia do paciente não seria de extrema urgência, podendo ele aguardar à sua realização, ele teria o procedimento agendado e seria realizado dentro do quadro de espera do Hospital de Trauma de Campina Grande.
No entanto, segundo Dr. Luciano Pires, durante a assistência dada por ele ao jovem, a família teria lhe perguntado qual seria o valor de uma cirurgia, caso esta fosse realizada, através da rede privada de saúde. À família, Luciano Pires teria informado apenas que em média um procedimento cirúrgico dessa natureza custaria uns 20 ou 25 mil reais. No entanto, a família foi aconselhada pelo profissional a esperar para que o procedimento fosse realizado pela rede pública de saúde, atendendo a demanda, pois o caso podia ser aguardado sem nenhum prejuízo grave à saúde do paciente.
“Eu estava no Hospital Regional de Patos, quando o jovem deu entrada depois de ter sido vítima de uma queda de cavalo. Por se tratar de um paciente da minha região, eu me dispus a ajudar. De imediato conseguimos o procedimento cirúrgico para ele a ser realizado em Campina grande. Mas, como o caso não era de extrema urgência aconselhei a família a aguardar a demanda do Hospital de Trauma de Campina Grande, pois a cirurgia dele seria realizada dentro do prazo natural, segundo informações da unidade de saúde. Na ocasião, eu fui perguntado quanto custaria um procedimento semelhante na rede privada e informei apenas o valor para a família, não a condicionando a realizá-lo. Voltei a aconselhar aos familiares que aguardassem que a cirurgia dele seria realizada gratuitamente”, explicou.
A reportagem foi publicada no portal Vale do Piancó Notícias nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira a pedido de familiares, que alegavam falta de condições para realizar o procedimento cirúrgico no jovem. Ao portal, três familiares do jovem, através do número de WhatsApp (83) 98712-0495, pediram para ajuda no sentido de sensibilizar a população de Diamante, através de doações para o procedimento cirúrgico, mas não informaram que este seria realizado pela rede pública de saúde.
No conteúdo publicado logo cedo constava o número de uma conta bancária. Mais tarde, os mesmos familiares enviaram mais duas contas de agências diferentes para que fossem inseridas no conteúdo.
Ainda de acordo com Dr. Luciano, de fato o procedimento cirúrgico custa entre 20 a 25 mil reais na rede privado, mas segundo ele, o caso deverá ser solucionado na rede pública, dentro, de acordo com a demanda.