A Prefeitura de Curral Velho (PB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira (22) o registro de um paciente diagnosticado com Covid-19. Os canais oficiais do município chegaram a emitir nota oficial dando conta do primeiro paciente com a doença.
O portal Diamante Online, em contato com a família do paciente — já que as características indicavam quem poderia estar contaminado: um idoso de 82 anos que estava internado no Hospital Metropolitano de João Pessoa com problemas cardiopata —descobriu que o caso não tratava-se de coronavírus e buscou uma explicação da Secretaria curralvelhense.
De acordo com um neto do paciente, o Hospital Metropolitano chegou a informar para o seu acompanhante que o idoso estava com Covid-19 e que ele seria transferido para o Hospital de Campanha, onde somente trata de pacientes contaminados pelo coronavírus.
Segundo a equipe de saúde de Curral Velho, foi baseado nesta informação da família, que a Secretaria Municipal divulgou o registro publicamente.
Nesta segunda-feira (25), a família do paciente disse com exclusividade ao DOL que o idoso já estava em sua residência após receber alta médica e se deslocar da Capital para o Sertão.
Resumindo a miúdo, a família acusa o Hospital de ter informado que o paciente estava com coronavírus sem estar, e a Secretaria Municipal acusa a família de subnotificar o caso.
O que realmente interessa agora, é que Curral Velho, no Vale do Piancó, não tem registros de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e deverá manter as ações de combate para evitar a contaminação de algum morador.