Os casos de coronavírus na Paraíba chegaram a 7.508 neste sábado (23), conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 24 horas, a SES confirmou 626 novos casos e mais 10 mortes. Os dados mostram que 2.203 pessoas se recuperaram da Covid-19, doença causada pelo novo vírus, e 6.958 casos foram descartados para o patógeno.
Resumo | Últimas 24h na Paraíba
- Confirmados: 7.508 (eram: 6.882)
- Descartados: 6.958 (eram: 6.529)
- Cidades: 177 (eram: 174)
Dentre os confirmados
- Recuperados: 2.203 (eram: 2.003)
- Isolados em casa: 4.584 (eram: 4.188)
- Internados: 463 (eram: 443) (278 em enfermarias + 185 em UTI)
- Mortos: 258 (eram: 248)
Neste boletim, a SES mostra que as cidades de Damião, Salgadinho e São Francisco registram os primeiros casos do novo coronavírus, com uma confirmação cada uma.
Números da semana
Entre domingo (17) e este sábado (23), a SES registrou 3.161 novos casos de coronavírus no estado, uma média de 451,6 por dia. Quanto às mortes, a semana registrou 64 novos óbitos desde domingo, quando o número era de 194 vítimas, uma média de 9 por dia.
Mortes
As mortes registradas neste sábado (23) se referem a sete homens e três mulheres, com idades entre 48 e 90 anos, sendo duas dessas pessoas sem informações sobre comorbidades.
Leitos
A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o estado é de 71%. Quanto aos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), 86% estão ocupados, número menor que o pico de 93% registrado nessa sexta-feira (23).
Segundo a SES, a redução nessa taxa de ocupação é resultado da abertura de 10 novos leitos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse à TV Correio neste sábado (23) que esse percentual de ocupação dos leitos é dinâmico, variando diariamente com as altas dos pacientes ou óbitos
Na entrevista, ele reforçou a necessidade de se respeitar o distaneciamento social. Conforme a SES, apenas 42,3% da população seguiu a recomendação de isolamento, número inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Subnotificação
A SES informou que realizou mudança no sistema de coleta de notificações sobre Covid-19 na Paraíba, desde quinta (21). A partir de então, só são validados os casos informados nos sistemas oficiais de notificação (Sivep gripe e E-sus VE). “Tal medida, junto com o esforço para realização de testes na população, é de extrema importância para que tenhamos cada vez menos subnotificação no nosso estado e o real retrato do tamanho da pandemia por toda a Paraíba”, disse a SES.
A Pasta divulgou ainda que a metodologia foi aprovada pelos Municípios em reunião do Conselho Intergestores Bipartite ocorrida na quinta e não serão mais incorporados os dados que sejam notificados por outros meios. “Entram no boletim diário os dados informados até às 10h da data corrente”, disse.
Por essa razão, a SES explicou que os municípios com maior número de casos poderão necessitar de alguns dias para ajustes, considerando o volume de registros ou instabilidade no sistema. “Porém, em alguns dias, a Paraíba poderá ter todos os dados oficialmente notificados”, finalizou.