A morte da poetisa, Maria do Livramento Leite Bezerra vai deixar ruma lacuna na literatura brasileira e, sobretudo na galeria dos filhos ilustres da cidade de Conceição, de onde ela é natural. Livramento, como era carinhosamente tratada, era irmã da diretora da Escola Cidadã Integral Maestro José Siqueira, maior educandário de Conceição, Lúcia de Fátima Rodrigues Leite, carinhosamente conhecido como “Lucinha Rodrigues”. A causa da morte, ocorrida na manhã deste domingo (3), na cidade de João Pessoa, onde ela morava, foi complicações cardíacas agravadas nos últimos dias.
A ilustre filha de Conceição nasceu no dia 28 de outubro de 1948. Filha dos agricultores pobres, João Bezerra e Antônia Bezerra, ela estudou nas escolas públicas,na sua infância. Mas, o dom da poesia estava nas suas veias e logo cedo Livramento conseguiu desenvolver seu intelecto, oriundo da herança poética do seu pai João Bezerra.
“De letra em letra formei as palavras. Com essas palavras construí os versos. E com cada verso construí os poemas, que dedico a Deus e a Virgem Maria, fontes de luz e sabedoria”, escreveu a poetisa na apresentação do seu livro.
Ao lado da irmão Lucinha Leite
Desde a sua infância Livramento precisou vencer obstáculos, até mesmo para estudar, pois para isso precisava dividir seu tempo com o trabalho, por uma necessidade de ajudar também no sustento da sua família pobre. Isso lhe servia de combustível para vencer na vida e realizar grandes sonhos e conquistas.
À base de muito esforço, a conceiçãoense conseguiu se formar em Letras e, posteriormente em Direito. Mas, a sua opção preferencial por lecionar a levou mesmo foi para a sala de aula, onde ela ministrou aulas de Língua Portuguesa, durante 35 anos na rede pública.
Nas primeiras horas da manhã deste domingo a triste notícia: Maria do Livramento Leite Bezerra não resistiu a complicações cardíacas e faleceu na cidade de João Pessoa, onde residia. Ela se foi, mas os sonhos poéticos sonhados por ela foram realizados e as rosas distribuídas pelas mãos carinhosas dessa poetisa deixaram muitos perfumes nos corações das pessoas que estiveram no seu caminho.
Livramento foi casada com Antônio Bezerra Neto, com quem teve cinco filhos: Paulo, Tony, Pádua Tatiane e Lamartine. E foi justamente a essa família e por ela, de forma incondicional, que a poetisa dedicou todo o seu tempo até conseguir formar e garantir o futuro a todos.
De forma bem singela, toda a equipe de professores e funcionários do Maestro José Siqueira estão rezando uma prece, bem silenciosamente, por essa ilustre filha da cidade de Conceição.
O velório e sepultamento ocorrerão na cidade de João Pessoa, onde Livramento residia com a sua família.