O ministro da Saúde Nelson Teich afirmou neste sábado (25), por meio de suas redes sociais, que até o fim dessa semana o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) terá distribuído 79 milhões de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, três milhões de testes rápidos e 272 respiradores.
Em sua página do Twitter, ele disse também que quase um milhão de testes rápidos seguirão nos próximos dias para os estados. "O que será fundamental para respostas mais assertivas ao Covid-19." Segundo o ministro, trata-se de uma parceria com o Ministério da Infraestrutura, Ministério da Defesa e a Polícia Rodoviária Federal para a logística de entrega.
Em relação aos respiradores, Teich disse que a indústria nacional "está ajudando na resposta ao coronavírus" com a produção e entrega de equipamentos. "Recebemos 272 unidades e grande parte já seguiu para os estados. Ao todo serão 14.100 respiradores."
Nesta semana, segundo ele, o Amazonas que recebeu 35 e deve receber mais 20, totalizando 55. O Paraná, somará mais cinco aos outros 15 já entregues, totalizando 20. "Com isso, estamos equipando melhor os hospitais para receber os pacientes com Covid-19."
Teich informou que receberão os materiais os estados do Amapá (25), Ceará (45), Espírito Santo (10), Pará (20), Piauí (20), Rio de Janeiro (40) e Santa Catarina (17).