A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que houve equívoco na divulgação dos dados no boletim de 24/04 e que já foi editado no texto. O Município de Itaporanga não tem nenhum caso confirmado. Desta Forma, os 447 casos confirmados estão distribuídos em 33 Municípios e não 34 como foi divulgado anteriormente. O caso atribuído ao município de Itaporanga, é, na verdade, residente de Itapororoca, que possui 3 casos confirmados.
O caso foi amplamente divulgado pela imprensa do Vale do Piancó, que se baseou em dados divulgados pela própria Secretaria, que corrigiu, posteriormente o equívoco.
(Nota enviada pela SES)
A nota oficial, encaminhada através das rede sociais pelo governo, reconhece o erro e exime toda a imprensa paraibana do crime de “FakeNews”, já que os dados do governo são tidos como uma fonte oficial de informações sobre o novo coronavírus.
No começo da noite, após o boletim da SES, veículos de comunicação e as redes sociais disseminaram o conteúdo informando que Itaporanga havia registrado o seu primeiro caso de Covid-19, o que poucos minutos depois foi negado pela própria secretaria.
A notícia preocupou a população bem como as autoridades locais, a exemplo da Secretária Municipal que divulgou um vídeo informando que o caso teria sido um equívoco, e o Promotor José Leonardo que solicitou da prefeitura que apurasse a informação.
“O Município de Itaporanga não tem nenhum caso confirmado. Desta Forma, os 447 casos confirmados estão distribuídos em 33 Municípios e não 34 como foi divulgado anteriormente. O caso atribuído ao município de Itaporanga, é, na verdade, residente de Itapororoca, que possui 3 casos confirmados”, disse o informativo da SES.
Dois óbitos foram registrados nas últimas 24h:
Homem, 50 anos, residente no município de Conde. Sem informações de comorbidade. Estava internado em hospital público com óbito em 23/04
Homem, 71 anos, residente em Santa Rita. Hipertenso. Estava Internado em hospital público. Óbito ocorrido em 24/04.
No momento, 141 pessoas estão internadas com notificação de suspeita para Covid-19, sendo 105 em enfermaria (99 público/ 26 privado) e 36 na UTI (25 público/ 11 privado).