tipos de células do nariz foram identificadas como prováveis pontos iniciais de infecção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. A descoberta foi realizada por uma equipe internacional de pesquisadores e publicada na última quinta-feira (23) na revista Nature Medicine.
Os cientistas descobriram que as células caliciformes e as ciliadas têm altos níveis das proteínas ACE2 e TMPRSS2, que servem como receptoras do Sars-CoV-2. "Revelamos que essas células tinham os níveis mais altos dessas proteínas [receptoras] do vírus causador Covid-19 em comparação a todas as células das vias aéreas. Isso as torna a rota de infecção inicial mais provável para o vírus", afirmou Waradon Sungnak, líder do estudo, em comunicado.
Os especialistas realizaram a descoberta analisando informações de diversos bancos de dados. A ideia era analisar o sequenciamento de RNA de células de mais de 20 tecidos corporais em busca das proteínas.
O método funcionou. De acordo com os cientitas, além de encontrarem a ACE2 e a TMPRSS2 no nariz, as proteínas foram encontradas nas células da córnea do olho e no revestimento do intestino. Isso sugere que outras vias de infecção possíveis são os ductos lacrimais e também revela um potencial de transmissão fecal-oral.
Além disso, quando as células são danificadas ou combatem uma infecção, vários genes do sistema imunológico são ativados no nosso corpo. O estudo mostra que a produção do receptor ACE2 nas células do nariz provavelmente está ligada justamente à presença desses genes.
"Esta é a primeira vez que essas células específicas do nariz são associadas à Covid-19. Embora existam muitos fatores que contribuem para a transmissibilidade do vírus, nossos resultados são consistentes com as rápidas taxas de infecção do vírus vistas até agora", afirmou Sarah Teichmann, coautora do artigo. "A localização dessas células na superfície interna do nariz as torna altamente acessíveis ao vírus e também podem ajudar na transmissão para outras pessoas."