A Caixa Econômica Federal afirma que já liberou mais de R$ 22 bilhões do auxílio emergencial de R$ 600 para cerca de 31 milhões de brasileiros até esta quarta-feira (22).
De acordo com o Ministério da Cidadania, o banco estatal já registrou mais de 45 milhões de cadastros para receber o benefício via aplicativo e no site da Caixa.
Os recursos disponibilizados pelo governo estão disponíveis ara trabalhadores informais, desempregados, microempreendedores individuais, intermitentes e toda população de baixa renda.
"As equipes do Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa Econômica Federal seguem o trabalho diuturno para que todos os elegíveis de acordo com a Lei 13982/20, promulgada no último dia 3 de abril, recebam o benefício do auxílio emergencial do Governo Federal", destaca o comunicado divulgado pelo governo federal.
Segunda Parcela
O Ministério da Cidadania destacou ainda o desejo de antecipar o pagamento da segunda parcela do benefício aos informais. No entanto, destaca que o alto número de cadastros impediu a liberação do auxílio para conseguir atender a todos os necessitados.
Mesmo sem a antecipação, o recurso seguirá disponível para cada uma dos inscritos em três parcelas. Neste primeiro momento, ainda serão avaliados cerca de 12 milhões de cadastros para o pagamento inicial.
"O Ministério da Cidadania já solicitou ao Ministério da Economia a previsão para uma suplementação orçamentaria o mais rápido possível", afirma o documento divulgado nesta quarta-feira.