O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira (14) a aplicação dos testes rápidos para detectar Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança. Os testes estão sendo realizados em 42 locais, distribuídos nos 12 municípios sede das Regionais de Saúde e em unidades da Rede Hospitalar do Estado.
São 8.700 testes rápidos que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde para aplicar em profissionais de saúde e segurança que estejam com sintomas a partir do décimo dia, como orienta o Ministério da Saúde.
No Vale do Piancó, o município sede para onde os testes foram distribuídos é Piancó. A Gerente de Saúde, Jacilene Eduardo informou ao DiamanteOnline que buscou ainda nesta terça-feira, orientar o Comando do 13º Batalhão de Polícia Militar, a Polícia Civil, bem como os Hospitais da região.
O resultado dos testes rápidos é entregue entre 15 e 30 minutos, muito similar ao de Hepatite e Aids, no qual é preciso apenas uma pequena gota de sangue em uma fita reagente.
"Graças a Deus não existe profissionais da saúde, nem da segurança com sintomas do Covid-19, no Vale do Piancó", comentou.
O profissional que apresentar laudo positivo precisará cumprir as medidas de isolamento, durante 14 dias e, caso já estejam em isolamento, deverá prosseguir até completar o ciclo recomendado pelas autoridades de saúde. Se o resultado for negativo, deve retornar, imediatamente, ao trabalho.