A história da dona de casa, Adriana Tomaz da Silva, moradora da cidade de Conceição, é uma história de encher os olhos de lágrimas de emoção e o coração de alegria. Grávida, ela foi submetida ao exame do coronavírus porque apresentava problemas de saúde, nos últimos dias de gestação, como falta de ar, entre outros que exigiram da equipe médica de Conceição uma transferência para a Maternidade Peregrino Filho, em Patos, onde ela teve material coletado para a realização do exame a cerca do coronavírus. Depois de sete dias o resultado do exame veio e com a ele a alegria e a emoção: o resultado testou negativo para o covid-19.
Mas, o melhor estava por vim. Pra isso, novos desafios precisariam ser superados, tanto pela gestante, quanto por toda a equipe médica de Conceição. Ao se aproximar o momento do parto, a equipe tentou novamente uma vaga na maternidade de Patos. Mas, como todos os leitos da maternidade estavam ocupados, impossibilitando a transferência, o jeito foi realizar o parto no próprio Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição, que montou uma equipe de forma emergencial e deu certo.
Foram três barreiras enfrentadas pela mulher grávida e por toda a equipe de saúde do hospital de Conceição. E no final a satisfação e a emoção de ter dado certo. Mais do que isso. As crianças nasceram dentro de um quadro clínico de saúde perfeito.
“Nós ficamos sem tempo pra nada. A vaga no hospital de referência nós não conseguimos, pois lá estava completamente lotado de pacientes. Então o jeito foi mobilizar a nossa equipe e realizar o parto aqui mesmo. Graças a Deus o resultado foi um sucesso”, pontuou o diretor do hospital de Conceição, Júnior Lacerda.
Durante todo perídio que antecedeu o parto, cerca de 15 dias, a secretaria de saúde deu assistência à gestante, com visitas periódicas dos profissionais de saúde ao domicílio dela
A mulher continua internada na unidade hospitalar, junto com as crianças, mas passa bem e em breve receberá alta.
Outros partos
Neste final de semana, além da grávida de gêmeos, outras gestantes deram a luz no hospital de Conceição. Todos os partos foram realizados com sucesso pela equipe médica da unidade hospitalar.
Resultado do exame
O exame realizado em uma gestante do município de Conceição testou negativo para o novo coronavírus. A informação foi da própria secretária de saúde do município, Magnady Lacerda, baseado no resultado divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.
De acordo com Secretaria de Saúde, no último dia 3 de abril a gestante deu entrada deu entrada no hospital e Maternidade Caçula Leite, apresentando sintomas gripais. Segundo Magnady Lacerda, foi realizada a coleta material orofaríngeo e nasofaríngeo, que inclui a parte posterior da passagem nasal desde acima do palato mole até à parte superior da garganta, e encaminhada para a realização do exame laboratorial swab.
O resultado foi de alívio, tanto para a família da gestante, quanto para a secretaria de saúde de Conceição.
Ainda de acordo com a secretária, outros exames realizados em pacientes do hospital do município também testaram negativo para o coronavírus. Não existe mais nenhuma pendência de resultado de exame para o município de Conceição, conforme Magnady Lacerda..
“Graças a Deus o caso da gestante, que tanto nos causava preocupação deu negativo. Outros casos de outros pacientes do nosso município também apresentaram resultados negativos. Mas nós reforçamos que as pessoas precisam continuar com os cuidados necessários, já evidenciados por toda a nossa equipe de saúde ao longo dos últimos dias, para que nosso município continue fora dessa pandemia”, pontuou a secretária.
O exame foi requisitado pela Maternidade Peregrino Filho, em Patos, onde a paciente estava internada.
Recursos do governo federal sendo investidos
O Governo Federal, através do Ministério da Saúde disponibilizou para o município de Conceição o valor de R$ 216, 326,81. Os estão sendo usados para custeio de ações e serviços relacionados à saúde do município. No município de Conceição o dinheiro está sendo utilizado para aquisição de materiais e insumos, a exemplo de álcool gel, para o combate ao coronavírus.