Um vídeo divulgado pela Polícia Civil de Pernambuco mostra o momento em que o advogado e defensor público aposentado, Levi Borges de Lima, de 72 anos, é rendido ainda dentro do carro por um homem armado, desce e então é baleado pelo criminoso. O vídeo foi gravado pelas câmeras na entrada do condomínio onde mora a filha de Levi Borges, em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O advogado morreu nesta quinta-feira (9) após não resistir aos ferimentos.
A gravação mostra ainda que o defensor público aposentado não reage à abordagem do criminoso. Mesmo após render o advogado, o homem armado atira contra ele pelo menos duas vezes. A imagem mostra também que o assaltante tenta entrar no carro, mas depois desiste ao perceber que havia uma mulher no banco do passageiro e foge.
Ainda de acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, as investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Cláudio Neto, da 13ª Delegacia de Polícia de Homicídios, no Cabo de Santo Agostinho. A polícia informou que estão sendo coletados todos os tipos de informações e materiais para que o crime seja solucionado no menor tempo possível.
As perícias foram feitas no local do crime, testemunhas ainda vão ser ouvidas e as imagens das câmeras de segurança também vão ser analisadas pelas autoridades policiais. “Para que não haja prejuízo às investigações, não serão repassadas mais informações e detalhes do fato, enquanto a polícia trabalha firme para esclarecer o contexto, a motivação e indicação de autoria”, informou a Polícia Civil de Pernambuco.
Luto em João Pessoa
Levi Borges havia se aposentado do cargo no fim de 2019 e estava visitando a filha, que mora no estado vizinho. A Defensoria Pública do Estado da Paraíba emitiu uma nota em que "lamenta profundamente o trágico falecimento do defensor público aposentado e professor universitário".
"Defensor público por mais de 35 anos, Levi ingressou na Instituição ainda como advogado de ofício e atuou por muitos anos na comarca de Santa Rita. Também foi vereador nos anos 1970, professor universitário do curso de Direito e presidiu o extinto Sindicato dos Defensores Públicos do Estado da Paraíba. Ele estava aposentado do cargo de defensor público desde o final do ano passado", informa a nota da DPE-PB.
Levi Borges, de 72 anos, atuou por mais de 30 anos como defensor público da Paraíba — Foto: Divulgação/CMJP
O governador da Paraíba, João Azevêdo, lamentou a morte do advogado no seu perfil pessoal em uma rede social. "Nosso abraço e solidariedade à família nesse momento de dor. Levi Borges deixa grandes serviços prestados à sociedade paraibana", publicou.
O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), onde o advogado atuou como professor por 18 anos também lamentou a morte. "O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê externa o seu profundo pesar pelo falecimento do advogado e professor Levi Borges Lima, que atuou como docente na Instituição por 18 anos, de 2000 a 2018".
A Câmara de Vereadores de João Pessoa (CMJP) também emitiu uma nota de pesar, tendo em vista que Levi Borges exerceu o cargo de vereador na capital paraibana na década de 1970. "Pessoa respeitada e bem quista no segmento da advocacia, judiciário, político e da sociedade pessoense como um todo, Levi deixa, com sua partida prematura, um sentimento de revolta pela violência que lhe vitimou, além da tristeza que representa seu falecimento".