A Paraíba apresentava, até esta quinta-feira (2), 563.334 equipamento, leitos e insumos para o combate do coronavírus no estado. Os dados estão em um painel online lançado pelo Ministério da Saúde para monitorar a distribuição dos itens em cada estado.
O painel de leitos e insumos traz um mapa interativo no qual disponibiliza os dados por localidade. As informações estão divididas em 9 gráficos: número de leitos locados (alugados), que são os leitos volantes de instalação rápida; leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pertencentes e não pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS); kits de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19; e insumos como, máscaras, álcool, aventais, luvas, óculos de proteção, sapatilhas e toucas hospitalares. Esses são insumos estratégicos para o enfrentamento dos profissionais de saúde contra o coronavírus.
Na Paraíba, não há leitos locados. No entanto, há, segundo o Ministério da Saúde, 454 leitos de UTI para o tratamento de pacientes mais graves. Para a realização de testes rápidos, o estado dispõe de 9,6 mil kits, sendo 8.870 enviados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (2).
Em relação aos insumos, a Paraíba dispõe de 252,5 mil máscaras cirúrgicas, 3 mil ml de álcool, 14 mil aventais, 274,5 mil luvas, 1280 óculos de proteção e ainda 8 mil sapatilhas e toucas.
Até o momento, o Ministério da Saúde repassou 40 milhões de itens a estados e municípios. O volume é suficiente para os estoques locais de cerca de 20 dias, além daquilo que os gestores locais já possuíam. Os materiais são necessários nos serviços de saúde, portanto, é natural que, assim que receba os produtos, eles sejam descentralizados para os estoques regionais.