A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um comunicado na tarde desta quarta-feira (25) alertando que pacientes que apresentem sintomas leves de infecção pelo novo coronavírus não devem acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ou o Corpo de Bombeiros.
Em nota, a SES informa que o serviço de resgate médico só deve ser solicitado em casos de urgência. A assessoria de comunicação do órgão esclarece que pessoas com sintomas leves semelhantes aos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, atendidas por equipes do Samu ou Bombeiros não serão submetidas a exames clínicos para diagnóstico de contaminação.
A realização de testes para comprovação ou não de contágio pelo novo coronavírus segue um protocolo do Ministério da Saúde (MS). Os exames estão sendo feitos em pacientes hospitalizados.
Só deve se consultar em hospitais quem apresenta falta de ar ou febre persistente por três dias, mesmo com uso de antitérmico. Se o paciente tiver dúvidas sobre procurar atendimento, deve ligar para os telefones disponibilizados pelo Governo da Paraíba para responder questionamentos sobre a contaminação.