O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba vai inaugurar, nesta sexta-feira, 13, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da comarca de Itaporanga. A sala onde funcionará o serviço foi instalada no fórum, que é dirigido pelo juiz Antônio Eugênio.
Diretor adjunto do Nupemec, o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha ressaltou que a implantação desses centros visa a diminuição do acervo processual das comarcas e busca agilizar o sistema judiciário no estado. “O objetivo maior está em auxiliar o crescimento da politica de conciliação nas comarcas paraibanas”, destacou.
Juiz Fábio Leandro afirmou, ainda, que as atividades de conciliação são voltadas para os estudantes de direito. “Os Cejuscs, quando inaugurados, precisam de material humano qualificado. Para alcançar esse objetivo, o Nupemec promove capacitações, transmitindo aos alunos das instituições de ensino parceiras do Tribunal conhecimentos necessários para que possam exercer a função de conciliador nos Centros de Conciliação da maneira mais eficaz”, afirmou Fábio Leandro.