A Paraíba notificou mais um caso suspeito de coronavírus (Covid-19) na Paraíba, conforme uma atualização feita pela Secretaria de Estado da Paraíba na manhã desta quarta-feira (11). O novo caso é o de uma mulher de 65 anos, moradora da cidade de Cuité, que tem histórico de viagem para a Europa. Ela teve indicação de isolamento domiciliar.
Uma atualização feita pelo órgão 30 minutos depois da primeira informação, nesta quarta-feira, diz que um dos casos que estavam como notificados até o início da manhã foi excluído por não atender a todos os critérios necessários para ser suspeito de coronavírus. Trata-se de uma mulher de 72 anos que estava internada em Campina Grande. Por isso, apesar de ter um caso novo, o estado permanece com 13 notificações, sendo sete casos em apuração e seis descartados.
Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS). Até a noite da terça-feira (10), o MS havia reconhecido cinco casos sob investigação na Paraíba e outros seis descartados. Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Casos sob investigação (11/03)
- Criança, 6 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para os EUA. Está em isolamento domiciliar .
- Homem, 37 anos, residente em Campina Grande com histórico de viagem para Europa, em isolamento domiciliar.
- Mulher, 72 anos, residente em João Pessoa, histórico viagem EUA, em isolamento domiciliar.
- Mulher, 80 anos, residente em João Pessoa, com histórico de viagem para os EUA. Atendida na rede privada e aconselhado isolamento domiciliar.
- Mulher, 74 anos, residente em João Pessoa, com histórico de viagem para Europa. Atendida na rede privada e aconselhado isolamento domiciliar.
- Homem, 65 anos, morador de João Pessoa, com histórico de viagem para os EUA. Foi recomendado isolamento domiciliar.
- Mulher, 35 anos, moradora de Cuité, com histórico de viagem para Europa. Foi recomendado isolamento domiciliar.
Na tarde de segunda-feira (9), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba assinou uma nota técnica conjunta com o Ministério Público da Paraíba reforçando a obrigatoriedade da notificação imediata dos casos suspeitos do Covid-19 por parte dos hospitais públicos e particulares.
O objetivo é acelerar ainda mais o processo de investigação dos casos suspeitos, que requer coleta do material biológico do paciente e isolamento até resultado do exame.
A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado.
O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública (COE Estadual) realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.
Suspeitas de coronavírus na Paraíba
Uma farmácia de manipulação foi interditada e a dona do estabelecimento foi presa suspeita de comercializar um complexo vitamínico com a promessa de imunizar o corpo dos usuários contra o novo coronavírus, causador da Covid-19. O estabelecimento fica localizado no bairro Manaíra, em João Pessoa. Conforme o promotor Francisco Bergson Formiga, a proprietária do local foi detida por propaganda enganosa, pela comercialização de medicamentos vencidos e pela ausência de licença de funcionamento. A mulher foi encaminhada para Central de Polícia, localizada no bairro do Geisel.