Com uma equipe formada for vários reservas, o São Paulo foi derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo de Ribeirão Preto neste domingo (8), no estádio Santa Cruz, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Paulista. Os titulares foram poupados pelo técnico Fernando Diniz para o compromisso da próxima quarta-feira (11), no Morumbi, contra a LDU pela segunda rodada da Copa Libertadores.
O resultado não prejudicou a caminhada do time tricolor em busca de uma vaga na próxima fase do Paulistão. Com mais três jogos a disputar na fase inicial do torneio, o São Paulo mantém a liderança do Grupo C do Estadual, com 15 pontos. O Mirassol, vice-líder da chave — que foi derrotado pelo Santos, no sábado (7) — tem 13 pontos.
O jogo teve poucos momentos de emoção. No primeiro tempo, a melhor chance do São Paulo aconteceu aos 25 minutos, quando o meia Shaylon puxou a bola para a perna direita e disparou uma bomba de fora da área que explodiu na trave superior do goleiro Darley.
Aos 38 minutos, o lateral Gilson arrancou pela esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou para a área. Ronald corria para completar o cruzamento, mas Everton cortou no momento preciso e evitou o gol da equipe local.
Na segunda etapa, o time botafoguense, que amarga a lanterna do Grupo B e ameaçado pelo rebaixamento, buscou o ataque e tentou criar jogadas para levar perigo ao gol do São Paulo.
Em uma desses lances, aos 19 minutos, Ronald entrou na área e ficou frente a frente com o goleiro são-paulino, mas chutou no peito de Tiago Volpi e desperdiçou uma ótima oportunidade de abrir o placar.
Aos 26 minutos, o meio-campista Vitor Bolt arriscou de longe e obrigou Volpi a espalmar pela linha de fundo uma bola que tinha o endereço do gol.
Porém, no lance seguinte, aos 27, em uma cobrança de escanteio, o zagueiro Didi acertou uma cabeçada no chão e venceu o goleiro do São Paulo: 1 a 0 para o Botafogo.
Nos minutos finais, a equipe da capital fez um esforço para chegar ao empate. Aos 48, o atacante Toró recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. A bola atingiu a trave esquerda do goleiro Darley, que não tinha chances de defesa.
No entanto, o time da casa suportou a pressão e a sua torcida comemorou a importante vitória na tentativa do clube de permanecer na elite do futebol paulista.