Último time brasileiro a estrear na Copa Libertadores 2020, o São Paulo entrou pressionado pela vitória dos rivais. Perdeu. O time bem que saiu na frente em Juliaca, no Peru, mas foi superado pelo modesto Binacional por 2 a 1, pelo Grupo D da competição. Alexandre Pato marcou ainda no primeiro tempo. Marco Rodríguez e Arango fizeram na etapa final.
Com o resultado, São Paulo e River Plate dividem a lanterna da chave — os argentinos perderam por 3 a 0 para a LDU-EQU.
Além do São Paulo, Flamengo (2 a 1 sobe o Junior Barranquilla), Palmeiras (2 a 0 sobre o Tigre), Athletico (1 a 0 sobre o Peñarol), Internacional (3 a 0 sobre a Universidad Católica), Grêmio (2 a 0 sobre o América) e Santos (vitória por 2 a 1 sobre o Defensa y Justicia) são os brasileiros na competição continental. Só o time de Fernando Diniz, dirigido por Márcio Araújo por conta de uma punição ao técnico, perdeu na rodada.
Mas o São Paulo começou jogando bem. Daniel Alves, empolgado com sua estreia na competição continental, tratava de criar as melhores jogadas. Pablo desperdiçou duas chances claras e Alexandre Pato guardou o seu. O atacante dominou dentro da área e chutou forte de pé direito, aos 20 minutos.
Aos quase 4 mil metros de altitude, o time sofreu. Na etapa final, os peruanos avançaram enquanto os brasileiros deram espaço. Em um contra-ataque Marco Rodríguez deixou tudo igual, aos 4 minutos, com uma bola por baixo das pernas de Tiago Volpi. Aos 32, a virada. Arango recebeu a bola na entrada da área e acertou um belo chute para garantir o 2 a 1.
De volta ao Campeonato Paulista, o São Paulo agora se prepara para enfrentar o Botafogo, no domingo, às 16 horas, em Ribeirão Preto.
BINACIONAL-PER X SÃO PAULO
Local: Estádio Guillermo Briceño Rosamedina, em Juliaca (PER)
Data/Horário: 5/3/2020, às 21h
Árbitro: José Méndez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e José Cuevas (PAR)
Cartões amarelos: Guachire (BIN); Daniel Alves e Igor Vinicius (SAO)
GOLS: Pato 20'1ºT (0-1), Marco Rodríguez 4'2ºT (1-1), Arango 28'2ºT (2-1)
BINACIONAL-PER: Raúl Fernández; Pérez, Éder Fernández, Fajardo e Reyes; Leudo, Tello, Ojeda (Guachire, 21'/2ºT) e Arango; Manco (Polar, 8'/2ºT) e Marco Rodríguez (Zeta, 39'/2ºT). Técnico: Willy Escapa
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Antony (Hernanes, 39'/2ºT), Pablo (Liziero, 21'/2ºT) e Alexandre Pato (Toró, 26'/2ºT). Técnico: Márcio Araújo (Fernando Diniz esteve suspenso).