O ex-goleiro do Palmeira, Marcos debochou do feminismo enquanto assistia o Big Brother Brasil (BBB20), na noite de ontem, 3, e usou seu perfil no Instagram para fazer piadas machistas. Não satisfeito, o ex-atleta ironizou a luta feminista, não uma, mas duas vezes e foi criticado por seguidores.[
“Pronto, agora estou assistindo ao Big Brother. Cada dia aprendo mais do nosso mundo atual. Segundo participantes do BBB, e feminismo: as mulheres têm sempre razão! Machismo: você discordar!”, postou o ex-goleiro conhecido como Marcão. “Que comece o mimimi”, afirmou o ex-atleta.
O post foi criticado por seguidores. Alguns tentaram explicar a importância do feminismo, mas Marcos não deu bola e seguiu com suas piadas machistas.
“Marcão, não devemos dar pitaco na luta delas, apenas respeitar… Quantos casos de violência doméstica matam mulheres no Brasil? Quantas mulheres são estupradas por dia? Os números são assustadores. Poderia ser minha mãe ou a sua filha, infelizmente… Não somos nós, homens, que sofremos com isso, muito pelo contrário, os homens são os agressores em todos os casos… Por isso, nossa opinião sobre o assunto é irrelevante, como homem branco, querer explicar racismo a um negro, ou um hétero querer explicar homofobia a um gay. Nos cabe apenas respeitar a luta de quem realmente sofre na pele. Abraço”, escreveu um seguidor.
“Deixando de seguir um ídolo. No futebol, foi maravilhoso e ficará na história e com carinho. Fora, um cara sem empatia, principalmente a temas tão necessários. Feminismo não é estar a frente dos homens, é uma luta para que, justamente, tenhamos dignidade para não sermos diminuídas só por sermos mulheres. Quando se reduz o discurso e a luta feminista a ‘mimimi’, reforça ou a ignorância (desconhecimento) de quem fala sobre a luta das mulheres ou o machista que está escondido atrás de ‘tenho mãe, esposa, filha e trato elas com respeito'”, escreveu outro.
“Putz Marcão… Você é um cara que eu admiro muito, fazer piada com esse tipo de situação é f***. Decepciona… Acho válido a discussão, mas fazer piada assim é bem dolorido”, desabafou uma seguidora.
Depois da repercussão do primeiro post, Marcos fez uma nova publicação dando a entender que os números de sua rede social serviriam de validação para sua opinião e que portanto ele teria razão.
O ex-goleiro mostrou o número de seguidores que teria ganho após as declarações machistas. Marcos ganhou 12.258 seguidores e perdeu 2.557. Na legenda do post, o ídolo do Palmeiras fez mais piadas machistas. “Substituição no Instagram do Marcão: saem Gleises Hoffmans, entram Princesas Isabeis! Filtrado com sucesso”, escreveu.
O que machismo?
O machismo é o preconceito que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Em bom português: é toda a opressão sofrida por mulheres e produzida por homens.
Por exemplo, uma pessoa machista é quem acredita a mulher não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como é inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.
O pensamento machista é totalmente cultural e pode vir de todo canto da sociedade, independente da classe social, posição política, religião ou família.
Por ter sido tratado como algo normal por muito tempo, há apenas algumas décadas esse comportamento é problematizado, especialmente pelos movimentos feministas, que lutam pela igualdade de gênero.
E mesmo com o avanço da luta feminista, não é todo mundo que concorda que o machismo deve ser combatido. Isso faz com que, mesmo com os esforços feministas, ele ainda esteja presente em tantos ambientes.
É importante lutar contra o machismo porque…
- – Das 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem CEO’s mulheres;
- – As mulheres realizam 6 vezes mais os afazeres domésticos do que os homens;
- – 62% dos homens acreditam que é dever deles sustentar a família;
- – 51% das mulheres concordam com os homens acima;
- – 1 em cada 3 mulheres sofre algum tipo de violência doméstica ao longo de sua vida;
- – A cada 2 segundos, uma garota menor de idade é forçada a se casar;
- – 1/3 dos países não entende violência doméstica como crime;
- – Mais de 200 milhões de garotas e mulheres foram obrigadas a passar por mutilação genital;
- – 87 mil mulheres foram vítimas de feminicídio em 2017 no mundo;
- – 58% delas foram assassinadas por conhecidos ou familiares;
- – Acontece 6 feminicídios por hora em todo o planeta;
- – No Brasil, 1200 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2018;
- – Isso é 4% a mais do que em 2017.