A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (2) informando que foram notificados na última sexta-feira (28) dois casos suspeitos para o novo coronavírus (Covid-19) na Paraíba. Trata-se de um Homem de 43 anos e uma Mulher de 31 anos, ambos com histórico de viagem à França, com início de sintomatologia seis dias após chegada ao Brasil.
Segundo a secretaria, o casal buscou atendimento médico por conta própria em hospital privado, o qual contactou a Vigilância Municipal de João Pessoa, que realizou coleta e submeteu notificação para avaliação, segundo definição de caso, para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) Estadual.
Após avaliação médica, o casal foi orientado a ficar em isolamento domiciliar por não apresentar sinais clínicos que necessitassem hospitalização. Ambos seguem monitorados pela Vigilância Municipal de João Pessoa e no aguardo dos resultados laboratoriais que foram encaminhados no último sábado (29) ao Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB).
“Importante destacar que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo coronavírus, elaborado desde o fim de janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do Covid-19 são o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa, e o Hospital Pedro I, em Campina Grande”, diz a nota da SES-PB.
Em 24 de fevereiro a Paraíba fez a sua primeira notificação de caso suspeito, que foi descartado no último dia 28, após resultado de exames laboratoriais apontarem para gripe comum. Até o presente momento, não há evidências de circulação do vírus no Brasil, sendo os casos confirmados todos importados.
Atualização das definições operacionais
Diante da confirmação de caso do coronavírus no Brasil e considerando a dispersão do vírus no mundo, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que a partir desse domingo (1º) passaram a vigorar as seguintes definições operacionais para a saúde pública nacional:
- Caso suspeito de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19)
Situação 1: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; ou
Situação 2: Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (Covid-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
- Provável de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19)
Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.
- Confirmada doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19)
a) Critério laboratorial: resultado positivo em RT-PCR, pelo protocolo Charité.
b) Critério clínico-epidemiológico: Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresentar febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente e para o qual não foi possível a investigação laboratorial específica.
Notificação
Todos os casos devem ser registrados por serviços públicos e privados, por meio do formulário eletrônico disponível neste link, dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica. Para maiores esclarecimentos, contactar o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – Cievs/PB, Telefone: (83) 98828 2522 e E-mail: [email protected]