O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou na manhã desta segunda-feira (1) a solenidade de adesão de 171 municípios cearenses ao Programa Garantia Safra 2019/2020, em solenidade no Palácio da Abolição. O prefeito Mano Morais esteve presente ao evento e assinou a adesão ao programa Garantia-Safra 2019/2020 para o município de Mauriti. Nesta edição, estão garantidos mais de R$ 63,75 milhões para execução do programa no Estado.
O Garantia Safra é uma ação para agricultores familiares que se encontram em municípios na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.
O benefício, no valor de R$ 850, pago em cinco parcelas iguais e consecutivas, é concedido aos agricultores que sofreram perda de safra acima de 50% e pode ser sacado em uma agência da Caixa Econômica Federal e nas casas lotéricas.
Lembrando, que todos os municípios do Ceará aguarda apenas um índice para avaliação do Garantia Safra 2018/2019, os índices produtivos agrícolas do IBGE, para que assim seja aprovado.
"O governo municipal de Mauriti está lutando para tentar viabilizar o mais rápido possível a aprovação do garantia- safra 2018/2019 para o mês de março, tenho mantido contato com representantes do Ministério da Agricultura em Brasília", ressaltou o prefeito Mano Morais.
O município de Mauriti se destaca na região do cariri, por ser um dos municípios que mais produz milho e feijão, onde sempre obteve índices positivos em quadras invernosas.