Um grupo de cientistas conseguiu recriar a voz de uma múmia egípcia de 3.000 anos. O estudo publicado nesta quinta-feira (23) na revista Scientific Reports demonstrou que os mortos, afinal, podem falar.
Para recuperar a voz de Nesyamun, a múmia em questão, os cientistas fizeram uma tomografia computadorizada no corpo. Isso permitiu que eles criassem um modelo de trato vocal em 3D.
São as diferenças no trato vocal e no formato do espaço que vai da laringe à cavidade nasal que produzem as características da voz de cada pessoa.
Você pode ouvir à "voz da múmia" aqui neste link!
Após essa etapa, os cientistas fizeram o mesmo com as vias aéreas da múmia e conectaram ambos moldes a uma laringe eletrônica — que funciona como uma espécie de fonte para vozes artificiais.Apesar de breve, o áudio gerado pelo estudo representa uma amostra de como Nesyamun falava há 3000 mil anos.
Com base nas inscrições do caixão desta múmia e objetos que foram enterrados com ela, os pesquisadores acreditam que Nesyamun era um sacerdote e escriba no Egito. O que achou desse estudo? Dê sua opinião nos comentários!