A Organização Mundial da Saúde disse que vai decidir na quinta-feira (23) se deve declarar uma emergência global devido ao surto de um novo vírus semelhante à gripe com origem na China.
Se isso acontecer, será apenas a sexta emergência internacional a ser declarada nos últimos dez anos.
"A decisão é uma que eu levo muito a sério", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que estava preparado apenas para tomá-la com o volume de informações necessárias e a devida consideração.
A declaração foi feita depois que a OMS realizou uma reunião de um dia de um painel independente de especialistas em Genebra na quarta-feira.
Cresce número de mortos
As mortes pelo novo coronavírus da China subiram para 17 na quarta-feira, com mais de 540 casos confirmados, aumentando o medo de contágio de uma infecção suspeita de se originar de animais selvagens comercializados ilegalmente.
Acredita-se que a cepa anteriormente desconhecida desse coronavírus tenha emergido de um mercado de animais na cidade central de Wuhan, com casos agora detectados em lugares tão distantes quanto os Estados Unidos.
Wuhan decidiu suspender suas redes de transporte e aconselha os cidadãos a não deixarem a cidade, informou a mídia estatal na quinta-feira.