O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), não é mais presidente da sigla no estado. A alteração no quadro da legenda foi divulgada pelo PSB-PB em nota, na tarde desta quarta-feira (8). Ricardo estava à frente do partido desde setembro de 2019 por meio de uma polêmica composição provisória.
O ex-gestor é investigado na Operação Calvário e seria o chefe, enquanto governador, de um esquema de corrupção junto com a Cruz Vermelha que teria desviado R$ 1 bilhão da Saúde e da Educação do Estado. Ele chegou a ser preso, mas conseguiu liberdade após decisão de um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ex-governador pode voltar para a cadeia a qualquer momento, dependendo de recursos e do andamento do processo. A Operação Calvário ocorre por meio do trabalho do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Polícia Federal.
Segundo o PSB na Paraíba, Ricardo permanece na presidência da Fundação João Mangabeira e continuará como presidente de Honra do partido no estado e na Executiva Nacional, contribuindo como militante nas eleições 2020.
Quem assume a presidência do partido na Paraíba é o deputado federal Gervásio Maia. Veja abaixo a nota na íntegra:
“Em virtude da necessidade estatutária de renovação da comissão provisória do Estado da Paraíba, comunicamos que o nosso sempre Presidente Ricardo Coutinho, a partir deste novo momento, concentrará suas atividades mais especificamente na Presidência da Fundação João Mangabeira. No entanto, continuará como Presidente de Honra do Partido no Estado e na Executiva Nacional, contribuindo como militante nas eleições 2020, na luta das ruas e nos debates e desafios que juntos enfrentaremos. Agradecemos a tarefa cumprida nesse período de transição interna do PSB paraibano, quando duplicamos as Comissões Executivas Municipais. Agora, o PSB-PB será presidido pelo Deputado Federal Gervásio Maia, que dará continuidade ao trabalho que faz do partido a grande força política transformadora na Paraíba. Adelante!
PSB Paraíba”.