O ano de 2019 foi marcado por diversos acontecimentos no município de Conceição, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba. Foi um ano de muitas alegrias para uns e de muitas tristezas para outros. Violento, com muito derramamento de sangue, mas também de muita paz e felicidade para muitas famílias. Veja a seguir, os principais fatos que marcaram o ano de 2019, no município de Conceição no ano de janeiro a dezembro.
Janeiro
No dia 7 do mês de janeiro morreu vítima de infarto, Lúcia de Fátima Carvalho Miguel, aos 62 anos de idade. Ela era casada com o advogado Manoel Miguel Sobrinho, irmão do também advogado, Cícero Miguel de Sousa. Lúcia era mãe de duas filhas.
De acordo com informações de familiares, Lúcia acordou reclamando de uma forte dor na região do peito e com dificuldades para respirar. Ela foi levada às pressas para o hospital e Maternidade Caçula Leite, onde ainda foi atendida, mas não resistiu e faleceu na unidade hospitalar.
Fevereiro
O ajudante de pedreiro, Francion Bezerra Leite, de 43 anos, foi assassinado com dois disparos, um na cabeça e outro na nuca, por volta das 16:30h, do dia 10, no bar “A casa Amarela”, localizado na rua projetada, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Conceição.
De acordo com informações de populares, que estiveram no local, Francion bebia com mulheres que trabalhavam no bar, quando um homem estacionou a moto, desceu de capacete e começou a atirar contra ele.
Um dos tiros acertou à região da nuca, enquanto o outro acertou na cabeça da vítima, que se debruçou sobre a mesa e caiu sem vida. Logo após efetuar os disparos o homem subiu na moto e fugiu do local.
A Polícia Militar foi acionada e se deslocou para o local. Várias pessoas, que estavam no estabelecimento, foram ouvidas pela Polícia Militar, que já tem pistas de quem seria o autor dos disparos, conforme relatos repassados aos policiais.
Março
No que depender de Expedita Roseno da Silva, carinhosamente conhecida como “Totinha”, o ‘desfile das virgens’ do carnaval de Conceição não vai acabar. Foi o que ela mostrou durante o carnaval de 2019. Na passarela poucas virgens, aliás, pouquíssimas virgens mesmo. Olhando de um lado para o outro, a simbologia do desfile das virgens parece dar sinais de decadência total. Mas, uma estrela solitária, Totinha dá a verdadeira demonstração de que a alegria continua viva dentro dela, mesmo depois do luto, em virtude da morte do último Rei: Francisco Chagas, falecido na véspera do carnaval.
Há oito dias do carnaval a Rainha Totinha voltou a ficar viúva com a morte do carnavalesco, Francisco Chagas, o rei que substituiu Severino Saturnino da Silva, mais conhecido como Baúna, uma das figuras mais folclóricas dos Carnavais da cidade de Conceição, que também morreu no dia 18 de junho do ano de 2013, deixando um reinado bem coroado de gente ordeira, gente humilde, gente boa. Um reinado sem bens materiais, sem ouro, sem prata, mas com muita alegria e felicidade, sobretudo nos carnavais.
O ‘Mamãe Louca’ é o bloco mais tradicional da cidade de Conceição. O bloco é formado somente por pessoas simples, uma espécie de ‘sobra’. Entretanto, para eles que usam como bebida, na sua grande maioria, a pinga mesmo, a cachaça e o limão, levam para a avenida a verdadeira simbologia do carnaval, entregando-se à magia, ao enredo, à alegria de pular, de sorrir, de sambar, sem compromisso de ser o melhor ou o pior bloco. O que importa é que o carnaval chegou.
E neste carnaval de 2019, Totinha teve motivo de sobra pra comemorar. Finalmente ela desceu na avenida com a dignidade que sempre buscou com o luxo da escola de Samba paulista Vai-Vai, conseguida através do conceiçãoense Gilmar Gomes, que é ‘fã de carteirinha’ da carnavalesca e mora em São Paulo, onde goza da boa amizade com Zezé da Vai-Vai, que doou para Totinha uma linda fantasia da escola de samba paulista. Finalmente rainha Totinha, literalmente.
Chuvas
A chuva que caiu no município de Conceição na noite do dia 24 para a madrugada do dia 25 foi a maior do ano de 2019 e atingiu a marca de 80mm, em algumas localidades. A marca foi registrada em pluviômetros instalados na região do Distrito do Montevideo. A informação foi do líder comunitário, Francisco Limeira, que postou na sua página de facebook.
De acordo com dados dos pluviômetros instalados na sede da Cagepa, durante o mês de janeiro as chuvas chegaram a 55,4mm no município. Já em fevereiro o volume d’água chegou a 118,1mm, enquanto no mês de marços as chuvas chegaram a 304,5mm.
Abril
Um cadáver foi encontrado dentro de um tambor, no início da manhã do dia 1 de abril às margens da PB 400, entre os povoados de Mara Grande e Montevideo, na cidade de Conceição.
De acordo com as primeiras informações, repassadas pelo Cabo Júlio, da 2ª Companhia de Polícia Militar, o corpo da vítima foi queimado. Ainda não descobriu se o corpo foi queimado e jogado no tambor ou se foi queimado dentro do próprio tambor. Também ainda não é possível informar a idade da vítima.
Mãe reconhece corpo do filho
O corpo foi reconhecido pela mãe da vítima como sendo do seu filho, Valdimir Dias de Sousa, de 31 anos, morador da cidade de Bonito de Santa Fé. O corpo foi reconhecido pela mãe, através da roupa usada pelo filho. Depois que viu a foto na rede social a mãe não teve dúvida e procurou a Delegacia de Polícia Civil de Conceição para fazer a confirmação.
Outras de abril
Mesmo debaixo de chuva, o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda participou de duas inaugurações, e fez entrega de dois novos veículos, um para a Secretária de Educação e outro para a Secretaria de Saúde. O evento ocorreu no início da noite do dia 9 e contou com as presenças de várias autoridades, entre elas, a vice prefeita do município, Nena Diniz, o presidente da Câmara Raimundo Araújo, a Secretária de Saúde, Magnady Lacerda, o sub Secretária de Saúde, Humberto Soares, além da Secretária da Educação, Leonila Virgulino. Várias pessoas participaram do evento.
Tristeza
O proprietário da Papelaria Seta, Francisco Gomes da Silva, 48 anos de idade, mais conhecido como "Francisco da Seta", morreu vítima de uma colisão, envolvendo um caminhão boiadeiro, placa MMO 4689 e uma moto Bros, placa KKY 5390. O acidente ocorreu, por volta das 19h, do dia 14, na PB 386, nas proximidades da comunidade Maria Soares. O caminhão retornava de uma cavalgada, que acontecia na cidade de Ibiara
De acordo com informações ainda preliminares, colhidas pela reportagem do portal Vale do Piancó Notícias no local, Francisco da Seta seguia para a cidade de Ibiara, quando ao cruzar pelo caminhão, perdeu o controle da motocicleta ao colidir na lateral do veículo pesado, que além de animais, transportava várias pessoas na carroceria.
Violência
Um jovem, identificado Jeferson Adaeldo Rufino Neto, mais conhecido como “Jefinho da Babilônia”, foi assassinado a tiros, por volta das 21h, do dia 29 de abril, nas proximidades da antiga Febemaa, no bairro Novo Horizonte, em Conceição.
De acordo com informações, ainda preliminares, o jovem se encontrava no local, quando dois homens a pé se aproximaram e efetuaram dois disparos de espingarda calibre 12 e ele morreu no local. Os disparos acertaram a região da cabeça da vítima.
No mesmo dia
Um homem, identificado como José Sebastião Vieira, de 54 anos, foi encontrado morto dentro de uma rede, com marcas de tiros de arma de fogo, por volta do meio dia do dia 29, no sítio Açudinho, localizado na zona rural de Conceição. O sítio pertence a Tota Ramos..
Maio
O ex-presidiário, Jota Júnior Furtado Leite, mais conhecido como “Jotinha”, de 32 anos de idade, foi assassinado com vários disparos de pistola Ponto 40, no início da noite do dia 9, no Terminal Rodoviário de Conceição.
De acordo com informações da Polícia Militar, que se encontrava no local, Jotinha se encontrava no seu comércio, localizado na rodoviária, quando um homem se aproximou, puxou a arma e efetuou vários disparos contra ele, que morreu no local.
Outro
No dia 15 um homem foi executado a tiros dentro do prédio da antiga Febemaa, em uma área de consumo de droga no bairro Novo Horizonte.
Morto com vários disparos, o homem aparenta ser jovem.
Junho
Um homicídio foi registrado, por volta das 22h, do dia 9, em plena Praça da Glória, localizada no centro de Conceição. A vítima, Joverson Bezerra Soares, de 34 anos, foi morta com vários tiros de pistola Ponto 40.
De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar de Conceição, a vítima se encontrava na praça, quando foi surpreendida por dois homens armados, um deles sacou uma pistola e efetuou diversos disparos contra a vítima, que morreu ainda no local. Em seguida, a dupla fugiu. Posteriormente três pessoas foram presas, suspeitas de participação no crime.
São João
A primeira noite do São João de Conceição, neste ano de 2019, foi exatamente dentro do esperado e programado pela organização, tudo na devida paz e tranquilidade, sem nenhum incidente ocorrido, conforme informações da 2ª Companhia de Polícia Militar. O público talvez tenha superado até mesmo a expectativa do próprio prefeito Nilson Lacerda e de toda comissão organizadora. Estima-se que mais de 10 mil pessoas participaram da primeira noite, que teve como atração principal o cantor Mano Walter. Alberto Bakana e Forró Pisada Moral também animaram a primeira noite.
Para garantir a segurança do período festivo, a prefeitura de Conceição investiu pesado num sistema pioneiro e foi a primeira a contar com um sistema de monitoramento eletrônico de última geração, através de Câmeras de alto alcance, que estão espalhadas nas áreas internas e externas do Centro Cultural Elba Ramalho. Além do novo sistema de monitoramento de pessoas, a prefeitura ainda conta com uma empresa especializada em segurança de eventos, para dar maior qualidade ainda ao público que irá comparecer aos três dias de festa.
Na sexta-feira a atração principal ficou por conta de Toca do Vale. Além da banda, Wallas Arrais e Geraldo Massa se apresentarão. Já neste sábado (22), o padre Milton trouxe muito louvor e adoração para o palco do Espaço Cultural Elba Ramalho.
Neste ano de 2019 o Maestro José Siqueira, que é filho natural de Conceição, foi homenageado pela prefeitura. Por coincidência no mesmo período uma produtora esteve em Conceição para gravar imagens do filme sobre a vida do maestro, que é conhecido em todo recanto do universo.
Julho
O jovem, Rafael Ferraz de Lacerda, de 27 anos de idade, foi morto com ao menos três tiros de revólver, no inicio da manhã do dia 10, na rua projetada II, no bairro Novo Horizonte, em Conceição. Ele era filho de Bosco de João Franco.
De acordo com informações de populares, que estavam no local do crime, o jovem passeava pela rua, com um cachorrinho, quando foi surpreendido por um homem, ainda não identificado, que disparou várias vezes contra ele. Em seguida, o atirador fugiu do local.
Nomeação
Para muitos aprovados no concurso público da prefeitura de Conceição a noite do dia 8 ficará para sempre nas memórias. A posse foi coletiva, mas o prazer, a alegria e a emoção foi absolutamente individualizada para cada um dos aprovados, que por ocasião do evento, assumiu o seu posto, talvez o primeiro cargo público da sua vida. Várias autoridades se fizeram presentes no evento, que deu posse quase 230 aprovados no certame.
No entanto, a emoção não foi somente privilégio presente em quem assumiu a vaga. O prefeito Nilson Lacerda, por exemplo, teve que 'tomar fôlego' por várias vezes no início da sua fala, tamanha emoção que se fazia presente nele, naquele memorável momento de posse. “O sentimento neste momento é do dever cumprido, da obrigação realizada, de ter feito a coisa certa. Fizemos questão de trabalhar dentro da legalidade, da lisura. Durante toda a sua história a cidade de Conceição realizou apenas dois concursos públicos”, exclamou o prefeito, que acrescentou: “Trabalhei pela lisura do concurso. Dos poucos contatos que tive com o proprietário da empresa vencedora eu fui taxativo e disse que só queria uma coisa dele: a lisura do certame. ‘Se eu tomar conhecimento, mesmo que muito distante, mesmo que seja anônimo, que houve alguma irregularidade, eu vou denunciar a sua empresa e a pessoa que está tentando comprar esse concurso, minha conversa encerra aqui’”, continuou o gestor que foi aplaudido pelo público presente.
Mais violência
O jovem, Manoel Diógenes Soares Pereira, de 24 anos de idade, foi morto a tiros, por volta das 21h, do dia 22, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Conceição.
De acordo com informações ainda preliminares, o jovem passava pela rua, quando foi surpreendido pelo seu algoz, que atirou ao menos seis vezes contra ele, que não resistiu e morreu no local. Em seguida o atirador fugiu, tomando rumo ignorado. Vizinhos informaram à guarnição que só ouviram os disparos de arma de foto e quando saíram na rua o corpo se encontrava estendido no chão.
Agosto
Morreu, na tarde doa dia 1, vítima de um infarto fulminante, José Roberto Juvenal Dias, 50 anos, um dos maiores desportistas da cidade de Conceição. Ele era professor de uma escolinha de futebol. Além disso, Roberto era funcionário lotado na Secretaria de Saúde do município.
De acordo com informações do filho Netinho, Roberto teria ido encontrar com familiares, que estavam tentando apagar um fogo, que vinha de outros sítios e alastrava pelo sítio deles, localizado no Poço da Pedra, quando se sentiu mal e caiu. Vítima de um infarto fulminante, o desportista não resistiu e veio a óbito.
Perda
Morreu, no início da manhã desta do dia 19, no Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição, aos 80 anos de idade, Antônio Martildes Leite, um dos maiores advogados do município de todos os tempos. A morte foi confirmada pelo sobrinho, o radialista, George Luís. O advogado fazia tratamento contra Alzheimer, uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa.
Além de advogado, com larga experiência no Tribunal do Júri Popular, Antônio Martildes foi Vice-prefeito do município de Conceição, Diretor da emissora de Rádio Educadora de Conceição, Diretor Administrativo do Hospital e Maternidade Caçula Leite, bem como Diretor do Colégio Estadual Maestro José Siqueira. Profissional e financeiramente, o advogado foi muito bem sucedido, mas a maior vitória de Antônio Martildes foi formar todos os seus filhos, sendo esse o maior recurso deixado por ele como herança.
Antônio Martildes foi casado com a professora, Gláucia Maria Pires Leite, com quem teve seis filhos: os médicos Rômulo Antônio, Glauco Pires Leite, e Glácio Pires Leite, além de Roseane Leite, Adriana Leite e Jaqueline Pires Leite, todos formadas também na área de saúde. Dos filhos, o médico psiquiatra Rômulo Antônio foi prefeito municipal de Conceição e reconhecido como um dos maiores gestores do município. Na época, o pai, Antônio Martildes era secretário municipal.
Setembro
O ex-prefeito de Conceição, Venceslau Alves Neto, que foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC – hemorrágico, na cidade de João Pessoa, onde residia com a família, teve morte confirmada, na manhã do dia 21 de setembro..
De acordo com informações de familiares, Venceslau se encontrava no seu apartamento, quando foi acometido com o AVC. Em seguida, o ex-prefeito foi socorrido para o hospital da Unimed, onde se encontra em estado gravíssimo.
Depois de passar três dias com morte cerebral, o ex-prefeito não conseguiu vencer a luta pela vida e morreu na manhã deste sábado. O ex-prefeito era casado com Vanilene Frade, com quem tinha três filhos: Igor, Vanessa e Isabele.
Venceslau foi prefeito de Conceição por dois mandatos: de 1.977 a 1.982 e de 1.989 a 1.992. Além disso, ele ainda foi vice-prefeito, durante o primeiro mandato de Alexandre Braga, entre os anos de 2.001 e 2.004.
Como prefeito Venceslau foi um dos maiores bem feitores da cidade de Conceição, com destaques para a realização da obra do estádio municipal Dr. Walter Leite Braga, inaugurado na sua gestão, entre outras obras.
Outubro
O jovem Natanael Gomes de Sousa, mais conhecido como “Dodô”, foi assassinado a tiros, por volta das 20h, do dia 26, na rua José Cândido Batista, nas proximidades da Capela São Francisco, no bairro Novo Horizonte, em Conceição.
De acordo com informações do Cabo Júlio, da 2ª Companhia de Polícia Militar, no local ninguém deu nenhuma informação sobre o crime. Ao todo, segundo o policial, foi possível observar que pelo menos dois disparos aceraram à vítima, ambos à altura do tórax.
Novembro
A loja Bonequinha de Luxo, localizada no centro da cidade de Conceição, teve grande parte do seu estoque levada por uma dupla, por volta das 3h, da madrugada do dia 27. Na ação, a dupla foi ousada, mas esqueceu que no centro da cidade muitos são os comércios que têm sistema de câmeras e flagrada pelas imagens desses circuitos.
Câmeras de seguranças instaladas em comércios próximos filmaram toda a movimentação dos ladrões.
Dezembro
O juiz da comarca de Conceição, Antonio Eugênio deferiu o pedido de tutela de urgência e determinou a indisponibilidade do prédio do Hospital e Maternidade Caçula Leite, suspendendo qualquer ato de cobrança de quaisquer valores a título de aluguel, até a decisão final sobre a ação de usucapião, impetrada pela Prefeitura Municipal de Conceição. A decisão de Tutela Antecipada se deu em virtude da prefeitura ocupar o prédio há mais de 30 anos, o que caracteriza usucapião. O próprio Ministério Público de Conceição já havia recomendado que a prefeitura ingressasse com o usucapião do imóvel.
De acordo com a petição impetrada pela administração da prefeitura, há mais de 30 anos, o município vem mantendo a posse de forma mansa e pacífica, contínua, sem oposição e com ‘animus domini’, sobre o imóvel de propriedade da requerida, onde funciona desde sua construção o Hospital e Maternidade Caçula Leite, localizado na Rua Padre Manoel Otaviano, s/n, Centro, Conceição, com área e delimitação devidamente descrita em certidão de alinhamento, documentos junto a presente inicial.
Consignou que “o município, ao longo dos anos vem mantendo toda a estrutura física e humana (médicos, enfermeiros, corpo administrativo, entre outras), do Hospital e Maternidade Caçula Leite, assegurando sua função social com atendimentos hospitalares, internações, cirurgias, partos, e demais”.
Aduziu a edilidade que “o próprio Ministério Público do Estado da Paraíba, através do ofício nº 951/2019 Encaminhou Recomendação (nº 004/2019) para que o Município de Conceição ingressasse com ação judicial com a finalidade de legalizar o domínio do imóvel onde funciona o Hospital e Maternidade Caçula Leite, que vem sendo mantido pelo ente público há mais de 3 décadas, conforme documentação anexa.”
Argumentou ainda o município que “o Poder Público Municipal necessita realizar reformas e melhorias no imóvel e para isso busca recursos federais que só são liberados com a devida regularização do domínio. Salientou ainda que atualmente toda a manutenção vem sendo realizada com recursos próprios”.
Na decisão o magistrado ainda mandou extrair cópias do processo para serem enviadas para o Ministério Público, afim de que o órgão apure possíveis irregularidades do funcionamento da associação, afim de saber se ela tem legitimidade de funcionamento, além de solicitar que sejam apuradas as legalidades do patrimônio da associação.
“A associação será citada, mas diante mão, deixei consignado que o registro de imóvel já pode ser passado para o nome da prefeitura, que já há mais de 30 anos se utiliza do imóvel. O hospital é um bem público, que presta grandes serviços à população, mas estão nas mãos de uma associação, que não sabemos de fato, a sua finalidade”, explicou o magistrado.
A decisão cabe recurso.