O Vasco pode ter a volta de um ídolo do clube em 2020. Dedé, zagueiro do Cruzeiro, foi sondado pelo clube cruz-maltino mirando a próxima temporada. A princípio, ainda não houve proposta oficial, mas o clube monitora a situação do jogador, já que o time mineiro passa por um desmonte após o rebaixamento. A informação foi dada inicialmente pelo "Globo Esporte" e confirmada pelo LANCE!.
No atual elenco, o Vasco tem Leandro Castan, Ricardo Graça e Werley já confirmados para o próximo ano. Oswaldo Henríquez ainda não definiu o que fará em 2020, mas as negociações ficaram complicadas com os atrasos salariais e a saída de Vanderlei Luxemburgo. Por isso, o Cruz-Maltino busca um atleta com bom nível para ser titular na equipe de Abel Braga.
Rebaixado à Série B, o Cruzeiro precisará reduzir a folha salarial e, portanto, vai liberar alguns dos medalhões do atual elenco. Apesar dos salários serem altos, o Vasco entende que Dedé é uma oportunidade pela história que já tem no clube carioca. A diretoria vascaína ainda adota cautela na questão. O contrato do zagueiro com os mineiros é até dezembro de 2021.
Dedé tem ótima relação com Abel Braga, com quem trabalhou no Cruzeiro. A melhor fase da carreira do jogador foi atuando pelo Vasco, de 2009 a 2013. Em 2011, ele foi destaque no título da Copa do Brasil. Dois anos depois, ele foi vendido ao Cruzeiro por R$ 14 milhões.