Cerca de 75 famílias de crianças com microcefalia comemoraram esta semana o aniversário coletivo de crianças da Associação Mães de Anjos (Amap). Além dos aniversários, houve a confraternização do Natal da ONG. A comemoração foi possível devido as doações de bolos, doces, salgados, sucos, refrigerantes, descartáveis, além de brinquedos, feitas à instituição.
O pedido de doações começou no início do mês de novembro nas redes sociais da Amap e pedia contribuição dos materias como comidas e descartáveis para a realização da festa. A ideia, segundo a vice-presidente da ONG, Kamila Bianca, foi proporcionar um momento de lazer para as crianças e, em especial, permitir um dia de descanso e comemoração também para as mães.
A comemoração contou com Papai Noel, palhaços, pintura de rosto e brincadeiras para todas as crianças que estavam na festa. Segundo Kamila, o aniversário aconteceu por causa da participação de diversos voluntários e médicos parceiros da ONG que ajudaram e contribuíram com o dia especial. "O dia foi muito legal, emocionante. As crianças brincaram bastante e teve diversão também entre os pais, além de ter o lúdico com papai noel e palhaços", afirmou.
A Amap, que tem quatro anos de existência, sobrevive de auxílios e recebe doações de fraldas, leite e dinheiro. São pelo menos 125 integrantes em busca de ajuda em todo estado. A associação ainda não tem sede fixa, mas as famílias se reúnem no Instituto dos Cegos, em João Pessoa, onde acontecem algumas terapias.