O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) chegou à capital do Rio Grande do Norte por volta das 23h desta quinta-feira, 19, vindo de Portugal. No desembarque, ele foi preso no Aeroporto Internacional de Natal por agentes da Polícia Federal que cumpriram o mandado de prisão preventiva solicitado pelo Ministério Público e autorizado pelo desembargador Ricardo Vital na sétima fase da Operação Calvário, na última terça-feira, 17. Na ocasião, o socialista não fora localizado porque havia viajado à Europa.
Depois de receber voz de prisão, Ricardo foi conduzido à sede da Polícia Federal em João Pessoa.
O filho mais velho de Ricardo, Rico, foi à sede da PF no fim da noite para levar um ventilador e outros objetos para o pai. Ele não falou com a imprensa.
O advogado do ex-governador, Eduardo Cavalcanti, disse que ele estava surpreso com a prisão e espera que ela seja revogada. Ainda de acordo com Eduardo, a audiência de custódia de Ricardo Coutinho pode ser realizada na manhã desta sexta-feira, 20.
Ricardo é apontado pelo Ministério Público como chefe de uma organização criminosa que atuou no Governo da Paraíba no desvio de verbas da Saúde e Educação através de organizações sociais e licitações fraudulentas.