O prefeito de Pedra Branca e presidente da Amvap (Associação dos Municípios do Vale do Piancó), Allan Bastos, esteve reunido nesta terça-feira, 10, com o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Heuller Xaves, em João Pessoa. Em pauta, um problema regional que precisa de uma resposta urgente. Durante o encontro, o presidente da Amvap solicitou do comandante-geral o aumento do efetivo da Polícia Militar no Vale, pois, conforme o prefeito, hoje vários municípios regionais, inclusive o seu próprio, está sem destacamento por falta de policiais, o que gera insegurança social e a população reclama.
Essa falta de efetivo policial para suprir as demandas segurança pública do Vale tem preocupado muitos prefeitos regionais, porque suas cidades passaram a ser alvo de constantes crimes, principalmente patrimonial, a exemplo de assaltos e furtos. Representando os interesses dos municípios e da população regional, Allan Bastos requereu pessoalmente do comandante a restruturação da Polícia Militar da região, com o aumento do efetivo do 13º Batalhão, que tem sede em Itaporanga, e abrange 20 municípios regionais.
ão, que tem sede em Itaporanga, e abrange 20 municípios regionais. O comandante, que já vem sendo cobrado por esse problema em quase todo estado, foi bem receptivo ao pleito do presidente da Amvap e, apesar das dificuldades alegadas para recomposição do efetivo, prometeu avaliar a situação da região e buscar uma solução.
Recentemente, houve a formação de uma turma de novos policiais, mas a Folha apurou que dos 30 homens que deveriam integrar-se ao batalhão de Itaporanga, o comandante designou apenas quatro para a região, um número irrisório para o tamanho das necessidades regionais. Foto: o atual Allan e o ex-prefeito Antônio Bastos em encontro com o comandante-geral.