Em alusão à Semana da Consciência Negra, o Hemocentro da Paraíba promoverá um encontro para pessoas portadoras de anemia falciforme para um momento de interação. O evento será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, no auditório da instituição. Haverá lanche e sorteio de brindes para os participantes.
“O objetivo é sensibilizar a população para a importância do diagnóstico correto e precoce da doença, além da atualização do cadastro junto ao Ministério da Saúde”, esclareceu a hematologista do Hemocentro, Sandra Sibelle.
A anemia falciforme é uma doença hereditária e hematológica que provoca alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Segundo a enfemeira das Webhemoglobinopatias do Hemocentro da Paraíba, Edilma Cassaretto, 145 pessoas com a doença estão cadastradas no Hemocentro.
No primeiro semestre deste ano, o Laboratório de Hemoglobinopatias do Hemocentro realizou 220 exames de eletroforese de hemoglobinopatia. O exame laboratorial é específico para o diagnóstico da doença, mas ela pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.
O Hemocentro da Paraíba é o Centro de Referência para o diagnóstico da doença anemia falciforme.
Hemocentro da Paraíba realiza evento sobre anemia falciforme sexta-feira
Deixe um comentário Deixe um comentário