A Paraíba vai receber mais de R$2 milhões no Ministério da Educação para o ensino médio em tempo integral. A medida foi anunciada em portaria do Diário Oficial da União desta terça-feira (12). Outros 17 estados também vão ser beneficiados.
De acordo com a pasta, os recursos são destinados para obras, compra de equipamentos ou despesas de custeio, como energia elétrica e água, por exemplo. Os valores são de origem do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
Ao todo, a Paraíba vai receber R$2.431.298,58. As instituições de ensino participantes possuem uma carga horária superior a 35 horas semanais — ou 7 diárias. A carga horária do ensino médio não integral no Brasil é de 20 horas semanais — 4 horas por dia. Com a reforma do ensino médio, aumentará para 25 e 5, respectivamente.
A rede pública do estado da Paraíba possui, desde 2016, o Programa das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs), que oferece 45 mil vagas para estudantes em cerca de 150 escolas.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, o programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do ensino médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.