Com os olhos atentos, Taís de Vasconcelos, de 28 anos, e Terezinha Gomes, de 47 anos, assistiram a um aulão gratuito de revisão para o Enem 2019 que aconteceu neste sábado (26), em João Pessoa. Sentadas em uma das primeiras fileiras, mãe e filha, que vão participar pela primeira vez do Exame Nacional do Ensino Médio, compartilharam conhecimento e ansiedade.
As duas são da cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. E foi com o incentivo e apoio da filha que Terezinha decidiu correr atrás de um sonho que estava adormecido. "Parei meus estudos quando meu primeiro filho, de 29 anos, nasceu", contou a cozinheira, que quer cursar Gastronomia.
Terezinha compartilhou que só em 2018, teve a oportunidade de concluir o ensino médio. "Com estudo a gente conquista tudo", afirmou ela, que tem até palpite pro tema da redação: vacinação no Brasil.
Amante da culinária – especialmente dos pratos salgados – Terezinha relatou que os netos, de 3 e 9 anos, já sabem cozinhar. "Minha neta mais nova ama me ajudar na cozinha", acrescentou.
O sonho de Terezinha não se limita apenas ao diploma do ensino superior. A cozinheira contou que, após formada, pretende ter o próprio negócio, para que possa ajudar moradores de comunidades carentes, com a realização de um curso de culinária. "Ajudar para que eles tenham como ganhar dinheiro", explicou.
Junto ao sonho da mãe de gerir o próprio negócio, Taís tem o desejo de cursar administração na universidade. A estudante, que tem preferência pelo conteúdo de ciências humanas e suas tecnologias, contou que divide a rotina de trabalho e de mãe, com o estudo de assuntos para a prova do Enem. "Estudo quando tenho um tempinho", disse.
A força de vontade de duas mulheres que por um momento da vida tiveram que “pausar” os planos profissionais, demonstra que sempre é tempo de recomeçar, construir e realizar. E o conselho que a futura gastrônoma Terezinha deixa é certeiro: "nunca desista dos seus sonhos".