Em atividade há um ano e oito meses, a escolinha de futebol Pé de Moleque, que é gerida por uma associação com sede em Itaporanga, acolhe hoje muitas crianças e adolescentes para a prática esportiva. No entanto, mais importante do que o talento para o futebol é a disciplina e a frequência na educação escolar, critérios para o ingresso de qualquer menino nas atividades da entidade não governamental.
Conforme o presidente e treinador da escolinha, Valdemir Leite Guimarães, conhecido como Professor Mica, o objetivo do trabalho é contribuir para a formação de valores para o futebol e, principalmente, para a cidadania, ou seja, a boa formação do indivíduo para o êxito em sua vida familiar, social e laboral. "A gente pode dizer que hoje nosso trabalho não se restringe apenas a Itaporanga, a gente tem meninos aqui de toda a região, é um trabalho regional", comentou o treinador.
Atualmente, dezenas de meninos e adolescentes de Itaporanga e de quase todas a cidades do Vale, com idades entre 7 e 17 anos, estão matriculados na escolinha. As atividades correm no estádio municipal O Zezão e, apesar do pouco tempo de funcionamento, a Pé de Moleque já revelou atletas para equipes da Paraíba e até de fora do estado. Uma das mais recentes revelações é o jovem Assuélio Júnior, um adolescente de 14 anos morador de Piancó e que integrou a equipe da escolinha em suas participações na Copa Paraíba Sub-15, da qual foi campeã invicta na etapa regional no ano passado.
Segundo João André Silva, conhecido como Sitonho, diretor de futebol da associação, o garoto, um dos destaques da copa, foi transferido recentemente para a VF4, uma entidade esportiva comanda pelo jogador profissional Victor Ferraz e que é sediada em João Pessoa. “Ele já se encontra em atividade na capital e estudando também, e lá tem todo o suporte para seguir carreira no futebol, profissionalizar-se e ser um grande atleta”, comentou ele, ao acrescentar que a ida do adolescente para o VF4 é o início de uma parceria entre a escolinha Pé de Moleque e a entidade criada por Victor Ferraz com o intuito de profissionalizar jovens que têm talento para o futebol e sonham com a profissão de atleta.