O documentário ‘Rita, Preta da Paraíba’, que conta a história de um grupo de mulheres do Quilombo do Talhado, em Santa Luzia, estreia nesta sexta-feira (11), na sede do Café Cultura, na cidade do sertão do estado.
O curta-metragem de 22 minutos mostra como a atitude da louceira Rita Preta em busca de melhores condições de vida fez com que ela e outras famílias fossem embora da Serra do Talhado, deixando o quilombo quase deserto.
O filme é dirigido pelo jornalista paraibano Diovanne Filho e produzido pelo Programa Semear Internacional, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado no Brasil pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA). As agências são ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalham com o apoio à agricultura familiar em várias partes do mundo.
Após o lançamento, o vídeo deve ser inscrito em mostras de cinema do Brasil e enviado a representações da FIDA em países da Europa, América latina e África, com versões legendadas em inglês e espanhol para serem exibidas nas regiões que recebem apoio do fundo. Confira o trailer do documentário.