O documentário “Caminhos da Esperança”, realizado em Pombal, no Sertão da Paraíba, exibe o relato de dez mulheres paraibanas enfrentam ou já superaram o câncer de mama. Realizado pela ONG Amigos do Peito, o documentário tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e o poder público sobre a situação das mulheres sertanejas.
Idealizado pela ONG Amigos do Peito, com o apoio da Fundação Dalva Carneiro Arnoud, Livre – Centro de Atenção a Mama e UpMédico, o documentário surgiu quando a médica Joana Barros, presidente da ONG e membro da Fundação, percebeu a necessidade das mulheres de obterem as informações básicas acerca da doença em Pombal e na região.
Atendendo desde o final de 2015 na cidade, Joana, que também trabalha no Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer na Paraíba, disse que nesses quase quatro anos de idas e vindas para Pombal, levava campanhas, mutirões de atendimentos clínicos, incluindo de mamografias e sempre notou uma grande repercussão na cidade.
Prevenção
Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama e várias ações são realizadas no Leste de Minas com o intuito de facilitar o diagnóstico precoce. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres do mundo todo. No Brasil, são cerca de 60 mil novos casos descobertos todo ano.
A maioria das personagens do documentário já estão curadas, restando apenas duas em tratamento. O documentário “Caminhos da Esperança” está disponível na íntegra no YouTube.