O prefeito de Ibiara, Nenivaldo Barros, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega dos kits de materiais para o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) do município. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no auditório anexo à prefeitura.
Ao todo, foram entregues 22 kits, sendo parte os ACS’s e outra parte para os ACE’s. De acordo com a secretária de saúde do município, Socorro Ramalho, o material visa melhorar o importante trabalho dos profissionais que, dentre suas atribuições, realizam o acompanhamento de todas as famílias do município.
A entrega dos equipamentos de trabalho faz parte de todo um planejamento estrutural do gestor, que vem tratando a prefeitura como se fosse sua própria casa, com organização e zelo pelo bem público e pelos seus servidores a quem orienta tratar bem cada cidadão do município. “Vocês têm visto que a gente não mede esforços para tratar bem o nosso povo. Quando eu contrato, quer seja auxiliar ou os próprios médicos, a minha orientação a todos é que tratem bem o nosso povo. Com isso vocês estarão me agradando e agradando, de fato, a toda gestão, pontuou o prefeito Nenivaldo Barros, momentos antes de inicar a entrega dos kits de materiais.
Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE), um trabalhador de nível médio que teve suas atividades regulamentadas em 2006, mas que ainda tem muito o que conquistar, especialmente no que diz respeito à formação.
Assim como os agentes comunitários de saúde (ACS), os ACEs trabalham em contato direto com a população e, para Saúde do Município, Socorro Ramalho, esse é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso do trabalho. “A dengue representa um grande desafio para gestores e profissionais de saúde. Um componente importante é o envolvimento da comunidade no controle do mosquito transmissor. Tanto o ACS como o ACE, trabalhando diretamente com a comunidade, são atores importantes para a obtenção de resultados positivos”, observa a secretária, que ao lado do prefeito Nenivaldo Barros, tem feito um trabalho importantíssimo de assistência à toda comunidade de Ibiara.