Por volta das 10h, da manhã desta segunda feira (16), as guarnições da 3ªCIA/3º BPM, durante rondas na cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Patos, abordaram uma dupla de estrangeiros colombianos, que informaram que estavam ganhando a vida no Brasil emprestando certa quantidade em dinheiro a pequenos empresários.
Os dois estrangeiros haviam acabado de realizar um empréstimo a um comerciante de Santa Luzia. Quando foram questionadas acerca das condições em que o recebedor do crédito deveria fazer a quitação, informaram que se daria com juros de 20% em um prazo de 24 dias.
Em ato contínuo, as guarnições conseguiram constatar uma das vítimas desse crime, popularmente conhecido como agiotagem, o qual está tipificado no artigo 4º da Lei de crimes contra a economia popular, de número 1521/51. A denúncia, então, foi formalizada contra os indivíduos.
“Em rápida consulta na internet, foi possível observar que outros cidadãos colombianos foram detidos na cidade de Cajazeiras/PB recentemente pela prática do mesmo delito”, explicou um policial, que esteve na ocorrência..
A dupla acusada e a vítima foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia, onde foram tomadas as medidas cabíveis.