A atividade agroecológica está em alta no município de Conceição. Apaixonado pelo trabalho que faz o agricultor e feirante, Cícero Freitas de Araújo, desenvolveu um novo modelo de horta para cultivar as verduras comercializadas por ele no mercado com muita qualidade e, acima de tudo, saudáveis. São hortaliças orgânicas, entre elas coentro, couve flor e principalmente alface, o ‘caro chefe da plantação’ e o mais que ele foca. O plantio fica no sítio, localizado a cerca de 2 quilômetros do centro de Conceição.
A produção é toda escoada na região do Vale do Piancó, em pontos de vendas e nas próprias feiras livres. Três pessoas trabalham com Cícero Freitas, tanto nos canteiros, quanto no momento da distribuição das hortaliças nas feiras livres da região. O preço de revenda das hortaliças gira em torno de um real a um real e vinte centavos, deixando uma margem de lucro para os verdureiros em mais de 80% no preço final.
“Nós produzimos em médica 250 pés de alface por semana. Além do varejo, nós entregamos também para revenda. Alface leva em médica vinte dias na cimenteira e quarenta e cinco para que a colheita seja iniciada no canteiro”, explicou.
As plantações são rotativas. Para cada hortaliça um ciclo diferente. Conforme Cícero explicou, a rotação se dá para que os nutrientes específicos de cada hortaliça sejam bem aproveitados. Terminou o ciclo de uma das hortaliças ele muda para outro canteiro, cedendo espaço a uma nova hortaliça no lugar. Isso tem garantido a qualidade de todas as hortaliças, conforme explicou o agricultor.
“Cada hortaliça precisa de alguns nutrientes específicos da terra, a exemplo da alface. Quando esses nutrientes enfraquecem eu mudo e planto uma nova espécie, que já necessita de outros nutrientes. E assim eu faço a rotatividade por um período entre seis meses a um ano, até o solo se recuperar”, finalizou o agricultor.