Um Inquérito Civil Público foi instaurado no Ministério Público da Paraíba (MPPB) para investigar a conduta de um membro do Conselho Tutelar do Município de São Miguel de Taipú, na região da Mata Paraibana. Ele é suspeito de assediar adolescentes que buscaram atendimento no órgão.
De acordo com o documento da promotoria, um dos casos notificados teria ocorrido no último dia 9 de agosto, quando uma adolescente estava na sede do Conselho Tutelar e, segundo a denúncia, o conselheiro tutelar teria oferecido a quantia de R$ 10 para que uma adolescente o beijasse. No dia, o conselheiro ainda teria acariciado a adolescente.
Além de abrir o inquérito civil para apurar o caso, o promotor de justiça da Comarca de Pilar, Fernando Cordeiro Sátiro Júnior, também recomendou ao presidente do Conselho Tutelar de São Miguel de Taipú que abra um procedimento administrativo disciplinar, no prazo de 10 dias, para apurar a denúncia.
O G1 tentou entrar em contato com o Conselho Tutelar de São Miguel de Taipú, mas as ligações não foram atendidas.
Ainda sobre a instauração do inquérito, o Ministério Público deu um prazo de 15 dias para que o conselheiro denunciado apresente respostas sobre as denúncias.