Nove municípios da Paraíba ainda não informaram se implantaram o ponto eletrônico nas unidades de saúde ou não manifestaram acatamento da recomendação do Ministério Público Federal, conforme divulgado nesta sexta-feira (09) no mapa da implantação lançado pelo órgão.
Conforme o mapa, as cidades de Bonito de Santa Fé, Remígio, Tacima, João Pessoa, Gurinhém, Baía da Traição, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Bayeux não forneceram as informações.
O MPF ressalta que expediu recomendações, promoveu acordos e ações judiciais em todo o estado para garantir a frequência de profissionais nas unidades de saúde.
O mapa pode ser consultado no site do MPF e mostra ainda na cor amarela os municípios que se comprometeram a instalar o dispositivo ou que já receberam ordem judicial para a implantação. Em verde, constam as cidades que já estão usando o ponto eletrônico.
A recomendação do MPF é para que cada gestor instale, em local visível das salas de recepção de todas as unidades públicas de saúde, quadros que informem ao usuário, de forma clara e objetiva, o nome de todos os médicos e odontólogos em exercício na unidade naquele dia, sua especialidade e o horário de início e de término da jornada de trabalho de cada um deles.
O quadro deve informar também que o registro de frequência dos profissionais está disponível para consulta de qualquer cidadão.