Questionado sobre reportagem do Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) e do jornal O Estado de S. Paulo sobre o baixo número de empréstimos a estados e municípios do Nordeste, o presidente da República Jair Bolsonaro buscou esclarecer que não há direcionamento ou algum tipo de favorecimento em relação à liberação de empréstimos.
De acordo com o Estadão, Bolsonaro ligou para o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e colocou o telefone no viva-voz para que os repórteres pudessem escutar os argumentos. Guimarães revelou inclusive que um empréstimo para a Paraíba está sendo analisado.
– Não existe nenhuma indicação para não favorecer uma região ou outra”. “Este ano liberamos muito mais dinheiro para a região Nordeste. O que acontece é que você tem uma série de esteiras de análise. Neste momento, estamos analisando inclusive para o estado da Paraíba e para o município de São Luís (MA) – disse Guimarães.
Ainda de acordo com a reportagem, Bolsonaro afirmou que “as prefeituras do Nordeste são as mais inadimplentes e a Caixa precisa de garantias para poder emprestar”, declarou.