O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tornou ontem (30) o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar em território norte-coreano.
Após trocar aperto de mãos com o presidente da Coreia do Sul, Kim Jong-un na divisão entre as Coreias, Trump cruzou a Linha de Demarcação na Zona Desmilitarizada (DMZ).
A divisão entre Coreia do Sul e a Coreia do Norte foi estabelecida pelo armistício de 1953 e encerrou formalmente a Guerra da Coreia.
O gesto foi chamado de “verdadeiramente histórico” pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in e marcou a demonstração de respeito sem precedentes e amizade crescente entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.
O presidente americano afirmou que ele e Kim concordaram em retomar negociações sobre a desnuclearização da Península Coreana.
Kim disse através de um intérprete que ele tinha vindo ao encontro de Trump porque estava “disposto a dar um fim ao infeliz passado” e que se não fosse pelas “excelentes relações entre nós dois”, não seria possível tal oportunidade.
Trump expressou um sentimento semelhante, dizendo que seu relacionamento pessoal com Kim permaneceu forte. Ele descreveu a reunião como “um momento histórico”.