A cantora paraibana Elba Ramalho será homenageada em uma reportagem que será exibida na edição deste domingo (02) do programa Fantástico, na Rede Globo. A reportagem deverá abordar os 40 anos de carreira musical de Elba Ramalho, natural da cidade de Conceição, no Vale do Piancó.
Presença aguardada nas comemorações de São João no Nordeste, Elba deverá receber homenagens pelos seus 40 anos de carreira também durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e no São João de Caruaru, em Pernambuco.
A abertura do São João de Caruaru, em Pernambuco, aconteceu neste sábado (1º) e contou com o show de Elba Ramalho. Em seu repertório, ela cantou clássicos de Gonzagão e Dominguinhos. Elba também fez uma homenagem a Jackson do Pandeiro, que faria 100 anos caso estivesse vivo.
Elba Ramalho percorre o país desde que deixou Campina Grande, em 1974, para se juntar ao Quinteto Violado no espetáculo cênico-musical "A feira", visto em várias capitais do país, inclusive Brasília. Ao chegar ao Rio de Janeiro, convidada para participar da peça "Ópera do malandro", concebida por Chico Buarque de Holanda, deu vida à prostituta Lúcia e chamou a atenção, também, ao interpretar a canção "O meu amor", em duo com a atriz Marieta Severo.
Logo em seguida, Elba daria início à carreira de cantora, ao lançar o LP "Ave de prata", que serviu de suporte para sua primeira turnê solo. Dali em diante, nunca mais ela deixou de seguir o mote contido em Vida de viajante, toada clássica de Luiz Gonzaga: “Minha vida é andar por este país”. Mas a música a levou a celebrados palcos internacionais, como os do Blue Note, de Nova York; Olympia, de Paris; e ao Brixton Academy, de Londres.