A Secretaria de Saúde do município de Conceição vai promover, no próximo sábado (4), o Dia D de Vacinação contra a gripe. O objetivo da Secretaria é ampliar a cobertura dos moradores do município e proteger a população contra a gripe. Objetivo é estimular as pessoas a se imunizarem contra a doença.
A vacinação contra a gripe é voltada especialmente para pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), pessoas com necessidades especiais, doentes crónicos, professores, profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento.
Ao portal Vale do Piancó Notícias, a Secretária de Saúde do município, Magnady Lacerda, explicou que espera alcançar o maior de pessoas vacinadas com a campanha.
Para obter atendimento facilidade é necessário levar documentos de identificação e cartão de vacinação, no caso das crianças. A única restrição da vacina é para pessoas com alergia grave a proteína de ovo e a de galinha, ou outros componentes da vacina; bebês menores de seis meses; e quem apresenta sinais de outras infecções, como febre.
A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.
Em uma primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:
Trabalhadores da saúde
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Idosos
Professores de escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
Jovens sob medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional
Pessoas privadas de liberdade
Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)
A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação. Mesmo fora das turmas prioritárias, é possível conseguir sua dose na rede privada – os valores vão de 100 a 200 reais.