Mesmo com chuva, vários fiéis compareceram ao encerramento das festividades de Santo Expedito da comunidade Maria Soares, na noite desta terça-feira (30), em Conceição-PB. Todo evento religioso levou mais de 15 mil pessoas, durante o período festivo, conforme a organização da festa. Esta foi a 15ª edição da festa religiosa da comunidade Maria Soares.
Por volta das 19 fieis saíram da Praça da Matriz em direção à comunidade, onde foi realizada a missa de encerramento, que contou com vários fiéis. O prefeito do município, Nilson Lacerda esteve no evento ao lado da esposa, Magnady Lacerda. Além de várias outras autoridades municipais. O deputado estadual, Ricardo Barbosa também marcou presença na missa e no encerramento da festa, que teve como atração principal a cantora Eduarda Brasil. Por volta das 22h teve início a festa de encerramento, que atraiu um grande público.
Durante todas as noites ocorreram novenas na Capela de Santo Expedito. Logo após as novenas a comunidade participou de eventos sociais na Praça que fica no entorno da capela. Outro fato que chamou a atenção no evento foi o grande número de comerciantes informais, que aproveitaram o momento para vender seus produtos, sobretudo, bebidas e lanches, além de artigos religiosos e produtos artesanais da região.
.A apuração da festa será divulgada pela comissão organizadora. Segundo um dos organizadores, Deon Diniz, a arrecadação deste ano de 2019 será utilizada para a construção do portal da comunidade.
No encerramento, que ocorrerá nesta quarta-feira (1), Dia do Trabalhador, a organização da festa realizará um grande bingo com vários prêmios, entre eles, uma moto 0 km.
A Festa de Santo Expedito da Comunidade Maria Soares, em Conceição se tornou, ao longo dos anos, um dos maiores eventos religiosos do Alto Sertão paraibano, atraindo sempre um grande público no período festivo e uma participação efetiva dos fieis. Com o passar dos anos e mediante investimentos nas estruturas, tanto da praça, quando da capela, a festa vem sempre superando os públicos dos anos anteriores. A festa é uma maneira dos fiéis realizarem suas preces e contribuírem com a construção do santuário. “Com a arrecadação deste ano a comissão pretende construir o portal da comunidade”, afirmou Deon Diniz, um dos organizadores do evento religioso.
Ponto alto do evento
Na noite da segunda-feira (29), a Caravana da Mãe das Dores e do Padre Cícero Romão esteve no Povoado Maria Soares, onde participou da celebração da última noite de novena da XV Festa de Santo Expedito, padroeiro da comunidade. Na ocasião, a celebração Eucarística foi presidida pelo pároco/reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva e concelebrada pelo padre Alberto e padre João Aldicélio, ambos da Diocese de Cajazeiras – PB.
Em sua homília, padre Cícero José recordou o tempo litúrgico da Páscoa, maior e mais importante tempo litúrgico da Igreja. “Nós estamos celebrando o Tempo da Páscoa. É o que é a Páscoa? É a certeza de que a morte não tem a última palavra. A última palavra é da vida! Os homens, que tinham tramado a morte do Senhor, no terceiro dia tiveram uma surpresa, a surpresa da Ressurreição. A certeza que a morte não vence, mas sim, a vida”, disse.