O bloco Mamãe Louca recebeu abadás do empresário Roberto de Angelina e mesmo de luto com a morte do “Rei Momo”, confirmou presença nas ruas, no carnaval de 2019, em Conceição. A entrega foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (1), na residência da rainha Totinha. A entrega foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (1), na residência da rainha Totinha. Foram entregues 120 abadás ao todo à carnavalesca.
Ao longo da história dos carnavais na cidade de Conceição, o evento não seria o mesmo sem a presença do tradicional bloco do saudoso “Baúna”, “Mamãe Louca”. O bloco se tornou histórico pela irreverência levada para a avenida, mas acima tudo, pela simplicidade e pelo improviso de fazer uniformes com estilo próprio.
O bloco ‘Mamãe Louca’ apesar de toda tradição, sempre foi composto por pessoas mais humildes, de poucas condições financeiras. O irreverente e animado Baúna desfilou nos carnavais, ao lado da também irreverente ‘Totinha. Os dois formaram dupla até o último suspiro do ‘rei’, que morreu e deixou uma saudade presa no coração de cada um dos carnavalescos da cidade. Era um ‘rei bem coroado’, com rainha revestida de fidelidade e com súditos também fieis. Baúna deixou um legado, uma história de simplicidade.
Com a morte de Baúna o bloco perdeu ainda mais forças de sair na avenida, pelas poucas condições financeiras dos seus membros. Porém, ‘Totinha’, arrumou um novo ‘rei’ e, mesmo aos "trancos e barrancos”, recebendo ajuda de muitas pessoas da cidade, manteve viva a irreverência, que não poderia ficar ausente do carnaval da cidade de Conceição.
Ah, que bom seria se ‘rei’ Baúna ainda estivesse aqui. Vestiria uniforme novo e sairia na avenida outra vez, com o sorriso estampado no rosto, o amor pelo carnaval, que para ele era uma forma desprendida de mostrar, pelo menos durante o evento, que a felicidade não depende de filosofia, nem tampouco de dinheiro e sim de quão mágico e esplendoroso é o momento.
Neste ano, o conceiçãoense Gilmar Gomes, que é ‘fã de carteirinha’ da carnavalesca, conseguiu uma doação pra lá de maravilhosa e a rainha puxará o desfile dos seus súditos trajando uma linda fantasia doada pela tradicional escola de samba do carnaval de São Paulo, a Vai vai.