Conceição-PB

05/01/2018 - 13:42:00

Urologista que atende em Conceição fala sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata

De acordo com o médico, o câncer de próstata é o mais comum no homem e o que mais mata. Segundo ele, seria interessante que, acima dos 50 anos de idade, o homem faça um exame de próstata, juntamente com o Antígeno Prostático Específico (PSA), que objetiva diagnosticar um possível câncer de próstata.

Autor: Por Gilberto Angelo

O médico urologista, Darlan Lucena falou no quadro VPN Saúde sobre câncer da próstata e deu orientação para em caso do paciente apresentar algum sintoma relacionado a câncer de próstata deve procurar imediatamente um especialista.(Assista ao vídeo, abaixo)

De acordo com o médico, o câncer de próstata é o mais comum no homem e o que mais mata. Segundo ele, seria interessante que, acima dos 50 anos de idade, o homem faça um exame de próstata, juntamente com o Antígeno Prostático Específico (PSA), que objetiva diagnosticar um possível câncer de próstata. Além disso, pessoas da raça negra ou com histórico familiar de incidência da doença, devem fazer o exame, a partir dos 45 anos, conforme explicou o especialista.

O médico urologista, Darlan Lucena atende na Climec, que fica localizada no centro da cidade de Conceição.

Outros profiaaionais, de várias especializações atendem na Climec, que fica próxima à farmácia Nova Vida, no centro de Conceição. Para agendar consultas ligue: 83-9.9927 8766

 

Saiba mais sobre a doença

O câncer de próstata se caracteriza como consequência da transformação de células da próstata de forma anormal, podendo, assim, se espalhar por todo o órgão e, em casos mais graves, até mesmo fora dele.

A próstata é uma glândula pertencente ao aparelho reprodutor masculino e está localizada logo abaixo da bexiga e na frente do reto e da uretra. Como todo órgão possui várias células em seu composto, com a próstata não seria diferente. Porém, mesmo diante disso, a maioria dos casos de câncer de próstata tem início nas glândulas responsáveis por produzirem parte do líquido seminal (sêmen), que protege e nutre os espermatozóides.

Na maioria das vezes, o tumor cresce de forma lenta e estima-se que, cerca de 80% dos pacientes com mais de 80 anos que morreram por conta de outros problemas, nem sabiam que tinham o câncer em seu organismo. Por outro lado, em outros casos, o câncer se desenvolve e se prolifera de maneira muito rápida.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) informam que o câncer de próstata é o segundo mais comum tipo de câncer entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O INCA ainda estima que, em 2016, mais de 61 mil casos serão diagnosticados ao longo do ano. Com relação aos números de mortes causados por câncer, o de próstata está na segunda posição a primeira é ocupada pelo câncer de pulmão.

 

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias