Paraiba

05/06/2018 - 09:00:19

Saúde implanta Colegiado de Maternidades para garantir assistência humanizada materna e infantil

O encontro ocorrerá no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) e terá como objetivo a implantação do Colegiado de Maternidades, para garantir ações de assistência humanizada na atenção materna e infantil, com foco na redução da mortalidade materna.

Autor: Redação do Portal

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoverá, nesta terça-feira (5), às 14h, uma reunião com os diretores e coordenadores de médicos e enfermeiros de 25 unidades de saúde, entre maternidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), de todo o estado. O encontro ocorrerá no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB) e terá como objetivo a implantação do Colegiado de Maternidades, para garantir ações de assistência humanizada na atenção materna e infantil, com foco na redução da mortalidade materna.

Resultado de imagem para Saúde implanta Colegiado de Maternidades

 

“A ideia é que, através do colegiado, além de garantir ações de assistência humanizada, possamos apoiar a organização dos processos de trabalho da rede e proporcionar um ordenamento do fluxo e um alinhamento na classificação de risco para gestante, com foco na redução da mortalidade materna”, afirmou a coordenadora estadual de Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes.

 

No ano passado, foram registrados 19 óbitos, entre os meses de janeiro e maio. No mesmo período deste ano, foram 17 mortes maternas. Mesmo que tenha ocorrido a redução, os dados continuam sendo preocupantes e o Colegiado é mais uma estratégia para, em articulação com a Rede Cegonha, buscar soluções para o problema.

 

Participarão da reunião o Hospital Escola da FAP, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Iseia) e o Clipsi, ambos em Campina Grande; Hospitais Regionais de Princesa Isabel; de Sousa; Catolé do Rocha; de Piancó; de Cajazeiras; de Picuí; de Itabaiana; Hospital Distrital de Itaporanga; Hospital e Maternidade de Cabedelo; Maternidade Cândida Vargas; HU de João Pessoa; Hospital Edson Ramalho; Hospital Distrital de Pombal; Hospital e Maternidade de Santa Rita; Complexo de Saúde de Guarabira; Maternidade de Patos; Hospital e Maternidade de Sumé; Hospital e Unidade Mista de Solânea; Maternidade Frei Damião; Hospital Materno Infantil de Bayeux; Hospital Geral de Mamanguape e Hospital Santa Filomena de Monteiro. 

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias