Esportes

14/09/2019 - 00:24:31

Psicóloga afirma que emocional será ponto-chave no NBB

Quem também reforça a importância do acompanhamento psicológico é o treinador do Basquete Unifacisa, Felipe Santana, o Filet.

Autor: Da Redação

 Em ritmo intenso de pré-temporada, o Basquete Unifacisa treina duro a cada dia, restando pouco menos de um mês para o início do Novo Basquete Brasil (NBB) 2019/20. Além dos trabalhos técnicos, táticos e físicos, a parte mental também ganha lugar de destaque na preparação dos atletas. Shimena Crisanto, psicóloga esportiva que realizou acompanhamento psicológico durante a conquista da Liga Ouro 2019, está novamente ao lado da equipe e fala sobre o novo trabalho que será feito com o time para a temporada de estreia na elite do basquete nacional.

Shimena destaca a coletividade e o controle das emoções como os principais objetivos a serem cumpridos no acompanhamento psicológico. “A psicologia se tornou muito importante nos times de alto rendimento, pois as principais questões que estão envolvidas estão relacionadas à estabilidade emocional dos jogadores e da equipe como um todo. No NBB, um campeonato longo e intenso, vamos trabalhar não somente a coesão grupal, mas também a redução de ansiedade, aumento da concentração e a forma de lidar com as emoções. Dentro do alto rendimento, a diferença será o emocional”, explica.

A psicóloga relembra o trabalho realizado na Liga Ouro 2019, essencial na inédita conquista, principalmente nos momentos de adversidade. “O que consegui desenvolver durante a Liga Ouro foi a coesão do time, o que foi extremamente necessário em muitos jogos. O resultado do acompanhamento foi muito bacana, pois tivemos um grupo muito unido e que lutava pelos objetivos de forma conjunta. Acredito que vamos novamente fazer um belo trabalho, rumo ao NBB”, completa Shimena.

Quem também reforça a importância do acompanhamento psicológico é o treinador do Basquete Unifacisa, Felipe Santana, o Filet. Segundo o técnico, o trabalho com a saúde mental dos atletas representa a preocupação da comissão técnica da Unifacisa em buscar o rendimento máximo da equipe, em todas as áreas.

“A psicologia no esporte é uma área fundamental, assim como a fisioterapia, a preparação física e os trabalhos táticos e técnicos em quadra, pois tudo caminha em conjunto. É uma área pouco explorada, mas uma preparação tão importante como todas as outras. A Shimena, que iniciou o acompanhamento com os atletas na pré-temporada do NBB, é uma profissional muito gabaritada. Isso mostra a competência da Unifacisa em fazer um trabalho multidisciplinar, reconhecendo que essas áreas são fundamentais para o desempenho do time”, diz o treinador.

Para o gerente de basquete da Unifacisa, Eduardo Schafer, o trabalho de psicologia teve papel de destaque na Liga Ouro e será ainda mais importante para o NBB. “Foi uma parceria que deu muito certo e agora, com um campeonato longo e difícil como o NBB, decidido nos detalhes, será novamente essencial. Shimena vem realizando acompanhamento individual e em grupo, o que ajuda muito a comissão técnica para que os jogadores estejam com a cabeça boa não somente nos jogos, mas também durante os treinos e períodos de descanso”, afirma.

 

Fonte: MaisPB