Conceição-PB

09/10/2019 - 14:33:07

Prefeito entrega e anuncia obras na festa de Emancipação Política de Conceição; escolas dão show de apresentação no desfile

À tarde, centenas de pessoas prestigiaram um dos mais belos desfiles já realizados no município. O destaque ficou para a apresentação da Polícia Militar, que reuniu militares de três batalhões do Sertão do Estado.

Autor: Redação do portal

O dia 8 de outubro, deste ano de 2019, não foi um dia atípico para o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda, mas foi um dia com uma programação extensa, com entrega e anúncio de obras, de entrega de veículos e de um desfile que ficará para sempre na história do município. 

Veja todas as fotos, clicando aqui

Logo cedo o prefeito foi à missa em Ação de Graça, celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, as bandeiras foram hasteadas em frente à prefeitura, mesmo local onde o prefeito entregou a reforma do prédio do Centro Administrativo, no final da manhã. O público presente conheceu, na ocasião, o interior de um prédio, a exemplo do gabinete do prefeito, com características bem modernas. Depois da inauguração foi servido um almoço para todos que estavam presentes.

Por volta das 13h, Nilson Lacerda prestou uma entrevista à imprensa e fez um balancete super positivo da sua gestão, enumerando obras, projetos realizados e anunciando novas obras. A entrevista foi concedida no próprio gabinete do prefeito.

À tarde, centenas de pessoas prestigiaram um dos mais belos desfiles já realizados no município. O destaque ficou para a apresentação da Polícia Militar, que reuniu militares de três batalhões do Sertão do Estado. As escolas também deram show de apresentação. A Escola Cidadã Integral Maestro José Siqueira foi a única escola do estado a participar do desfile.

Foi uma festa de luzes e cores, de sorriso estampado no rosto de um povo ordeiro, trabalhador, guerreiro, uma cidade que teve sua história iniciada no século 17, com a chegada da caravana de João Rodrigues dos Santos, que fixaram morada, justamente no encontro das águas dos rios Serra Vermelha e Piancó, no município de Conceição..

Na Emancipação Política de Conceição o portal Vale do Piancó Notícias produziu uma mensagem. Veja, abaixo

Conceição, terra de gente ordeira, trabalhadora, berço da cultura, de grandes vultos históricos... Uma cidade que teve sua história iniciada, por volta do século 17, com a chegada de João Rodrigues dos Santos, vindo de Pombal com os seus irmãos e uma caravana de amigos corajosos, que vieram em busca de terras férteis.

E foi justamente no encontro das águas dos rios Piancó e Serra Vermelha, que eles fizeram morada. Mas, antes esse bravo homem e sua caravana tiveram que enfrentar ferozmente e expulsar os índios Coremas, Panatís, Tapuios, Pêgas, Icós, oriundo da grande família Cariris, hordas desse lugar, numa luta sangrenta, com baixas de todos os lados. João Rodrigues dos Santos e seus amigos conseguiram fixar moradas nas terras de Conceição.

Em Cesmaria o bravo guerreiro registou as terras, e construiu a primeira capela, dando origem à posterior construção da mais bela igreja do Alto Sertão paraibano: A igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Começava aí a construção das primeiras moradas em comunidades.

Posteriormente João Rodrigues dos Santos se casou com Maria Isabel Gomes de Oliveira, com quem teve 10 filhos, todos escreveram uma página na história do município. As terras de boa qualidade chamavam a atenção de agricultores de todo o estado que chegavam e iam construindo suas casas e cultivando fazendas.

E no dia 08 de outubro de 1881 o município de Conceição se tornava emancipado politicamente e teve início o celeiro dos grandes vultos da nação, como Nicolau Rodrigues dos Santos de França Leite, fundador da OAB, Maestro José Siqueira, fundador da ordem dos Músicos do Brasil, Wilson Braga, governador do estado, Elba Ramalho e Pinto do Acordeon, entre outros.

Hoje o município de Conceição está completando 138 anos de Emancipação Política e essa a nossa homenagem para a noiva querida dos bosques, a mais linda e formosa princesa.


 

Fonte: Redação do Vale do Piancó Notícias